Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/17657
Title: Relatório final de estágio
Authors: Cochicho, Pedro Alexandre Marques 
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro
Keywords: Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Prática pedagógica
Issue Date: 2011
Citation: COCHICHO, Pedro Alexandre Marques - Relatório final de estágio. Coimbra : [s.n.], 2011. Relatório de estágio de mestrado. Disponível na WWW: <http://hdl.handle.net/10316/17657>
Serial title, monograph or event: Relatório final de estágio
Abstract: A realização deste Relatório Final de Estágio surge no âmbito da Unidade Curricular – Estágio Pedagógico, inserida no segundo ano do plano de estudos do Curso de Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física. Pretendo com o mesmo, que sendo um documento final, englobe toda a descrição e reflexão de um conjunto de experiências vivenciadas, ao longo do presente ano lectivo. Sendo o Estágio Pedagógico um momento de profissionalização como Professor de Educação Física e tendo em conta que ao longo da nossa formação pessoal e profissional as evoluções e aprendizagens são constantes, importa neste momento reconhecer e avaliar quer as dificuldades inerentes quer as aprendizagens realizadas inerentes a este processo, para que reflectindo sobre elas possa progredir de forma contínua e efectiva no desempenho das função docente. O objectivo primordial deste documento é o de estabelecer um ponto de ligação entre os elementos descritivos e reflexivos que dizem respeito a toda a actividade realizada ao longo deste ano lectivo em prática pedagógica, justificando e clarificando as opções tomadas ao nível quer do Planeamento, da sua realização, implementação e respectiva Avaliação. O Estágio Pedagógico, assumiu assim um papel de união entre o conhecimento teórico e prático que já possuía em virtude dos onze anos de leccionação da disciplina de Educação Física, possibilitando a experimentação do exercício da profissão no Ensino Secundário e numa turma de décimo segundo ano, no qual nunca tinha leccionado. Desta forma, um conjunto de “compromissos” entre os diferentes intervenientes, garantiram ao longo deste “percurso” a harmonização entre as actividades, as tarefas, os procedimentos e o processo de avaliação nos diferentes momentos da minha intervenção enquanto Professor Estagiário sempre em articulação com o Regulamento de Estágio em vigor. Em suma, neste documento procuro organizar não só as experiências vividas, as aprendizagens realizadas e os conhecimentos adquiridos, mas também a realização de uma reflexão crítica sobre todos estes momentos relativos ao contacto com a turma de Estágio.
URI: https://hdl.handle.net/10316/17657
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
oRELATÓRIOESTAGIO_PedroCochcichoVERSÃOFINAL[1].pdf244.19 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

269
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

71
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.