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https://hdl.handle.net/10316/17579
Título: | Arte, crítica e sociedade na obra de Fialho de Almeida | Autor: | Rodrigues, Maria Inês Martins Birrento do Nascimento | Orientador: | Homem, Amadeu Carvalho Oliveira, Fernando Matos |
Palavras-chave: | Almeida, Fialho de, 1857-1911 -- obra; Sociedade portuguesa -- séc. 19-20 | Data: | 2010 | Citação: | RODRIGUES, Maria Inês Martins Birrento do Nascimento - Arte, crítica e sociedade na obra de Fialho de Almeida. Coimbra : [s.n.], 2010. | Resumo: | A presente dissertação procura analisar o papel desempenhado por Fialho de Almeida (1857-1911) enquanto crítico da sociedade portuguesa finissecular, actividade marcada pela análise satírica e, por vezes, impiedosa dos seus vários intervenientes.
A revisitação do espaço vivencial e criativo do autor ocupa a primeira parte da tese, por ser considerado um aspecto basilar na compreensão do pensamento fialhiano.
A expressão artística nacional, nos seus mais diversos géneros e manifestações, entre a literatura, a pintura e o teatro, funciona enquanto campo privilegiado para o escritor repensar o país e constitui, por isso, um dos pontos
centrais deste trabalho, sendo o objecto a explorar de modo mais demorado na
segunda parte da dissertação. Outro dos focos examinados diz respeito à relação que o
projecto crítico de Fialho estabelece com a imprensa do final do século e com os seus
protagonistas.
Conclui-se que Fialho atribui um lugar de destaque ao teatro enquanto bem
cultural ao serviço da sociedade, embora reconheça, simultaneamente, o falhanço
dessa missão educativa em contexto português. O cenário negro que traça das artes no final de Oitocentos reflecte a ideia generalizada da decadência do Portugal contemporâneo, opinião que se acentua através da passagem de Fialho pelas redacções dos jornais. Esta experiência revela o carácter panfletário da “esfera
pública” oitocentista em Portugal, o que nos permite reconfigurar um retrato do país que apesar de todas as modificações estéticas ocorridas durante o século XIX, se encontra, ainda, longe da modernidade. ___This dissertation seeks to examine the role played by Fialho de Almeida (1857-1911) while critic of Portuguese late nineteenth century society, criticism marked by satirical analysis and, sometimes merciless to its various subjects. The revisiting of the author's living and creative space occupies the first part of the dissertation, because it is considered a fundamental aspect in understanding the fialhiano thought. The National art in its various manifestations, from literature and painting, to theater, serves as a privileged field for the writer to rethink the country and, therefore, constitutes one of the central points of this work and the object explored in the second part of the dissertation. Another item examined is the conexion of Fialho critical project with the late nineteenth century press and its reporters. We conclude that Fialho assigns a prominent place to the theater as a cultural service to society, while recognizing the failure of this educational mission. Fialho’s black scenario of the nineteenth-century art reflects the general idea of Portugal contemporary decadence, a view which is accentuated by his brief stint in newspapers editorial office. This experience illustrates the nature of the pamphleteer "public sphere" in nineteenth Portugal, which allows us to reconfigure a portrait of a country that despite all the aesthetic changes that occurred during this century, is still far from modernity. |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Estudos Artísticos, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/17579 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FLUC Secção de Artes - Teses de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Tese Ines Rodrigues_Fialho.pdf | 1.39 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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