Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/1751
Título: Contribuições para o desenvolvimento de aplicações educacionais que envolvam técnicas de simulação.
Autor: Marcelino, Maria José Patrício 
Orientador: Mendes, Maria Teresa Ferreira Soares
Palavras-chave: Engenharia Informática
Data: 25-Mai-1999
Citação: Contribuições para o desenvolvimento de aplicações educacionais que envolvam técnicas de simulação. 1 vol. Coimbra. 1998, 307 p.
Resumo: A utilização de técnicas de simulação em educação é conhecida há muitos anos. No entanto, essa utilização não é isenta de dificuldades, que são sentidas pelos vários intervenientes do processo e que se reflectem no planeamento, concepção, construção e utilização das mesmas, pois, autores, professores e utilizadores carecem de indicações completas e precisas sobre como planear, conceber, construir e utilizar actividades pedagógicas que envolvam essas técnicas. Assim sendo, surgiu-nos a necessidade de desenvolver, nesta tese, um modelo que apoiasse a sua utilização em educação. A este modelo chamámos "The Educational Simulation Paradigm" (ESP). O objectivo principal deste modelo é fornecer um conjunto de conceitos, prescrições e orientações ao autor, professor e utilizador da simulação educacional que lhes possibilitem o planeamento, concepção, construção e utilização de actividades educativas que envolvam as referidas técnicas de uma forma mais eficaz e eficiente. Complementarmente a este modelo desenvolvemos um protótipo de um conjunto integrado de ferramentas de autoria, o ambiente SIM-BEST ("SIMulation - computer-Based Educational Support Tools"), pois consideramos que uma solução deste tipo pode facilitar a tarefa de construção e utilização de produtos informáticos que recorram a técnicas de simulação e que obedece a um conjunto de requisitos que foram identificados como importantes no decurso do desenvolvimento do ESP. Entre esses requisitos contam-se a facilidade de utilização e de construção dos materiais, a possibilidade de desenvolver produtos de vários tipos que utilizem estas técnicas, nomeadamente modelos, quasi-simulações e programas de simulação, a facilidade de combinar componentes de produtos diversos num novo produto, a possibilidade de utilizar diferentes formas de representação, de integrar outros meios e dados da experimentação num produto, de recorrer a técnicas de animação específicas para simulação, de aceder e de consultar informação proveniente do exterior.
Descrição: Tese de doutoramento em Engenharia Informática apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/1751
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:FCTUC Eng.Informática - Teses de Doutoramento

Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

224
Visto em 16/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.