Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/1751
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMendes, Maria Teresa Ferreira Soares-
dc.contributor.authorMarcelino, Maria José Patrício-
dc.date.accessioned2008-12-05T09:59:33Z-
dc.date.available2008-12-05T09:59:33Z-
dc.date.issued1999-05-25en_US
dc.identifier.citationContribuições para o desenvolvimento de aplicações educacionais que envolvam técnicas de simulação. 1 vol. Coimbra. 1998, 307 p.-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/1751-
dc.descriptionTese de doutoramento em Engenharia Informática apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra-
dc.description.abstractA utilização de técnicas de simulação em educação é conhecida há muitos anos. No entanto, essa utilização não é isenta de dificuldades, que são sentidas pelos vários intervenientes do processo e que se reflectem no planeamento, concepção, construção e utilização das mesmas, pois, autores, professores e utilizadores carecem de indicações completas e precisas sobre como planear, conceber, construir e utilizar actividades pedagógicas que envolvam essas técnicas. Assim sendo, surgiu-nos a necessidade de desenvolver, nesta tese, um modelo que apoiasse a sua utilização em educação. A este modelo chamámos "The Educational Simulation Paradigm" (ESP). O objectivo principal deste modelo é fornecer um conjunto de conceitos, prescrições e orientações ao autor, professor e utilizador da simulação educacional que lhes possibilitem o planeamento, concepção, construção e utilização de actividades educativas que envolvam as referidas técnicas de uma forma mais eficaz e eficiente. Complementarmente a este modelo desenvolvemos um protótipo de um conjunto integrado de ferramentas de autoria, o ambiente SIM-BEST ("SIMulation - computer-Based Educational Support Tools"), pois consideramos que uma solução deste tipo pode facilitar a tarefa de construção e utilização de produtos informáticos que recorram a técnicas de simulação e que obedece a um conjunto de requisitos que foram identificados como importantes no decurso do desenvolvimento do ESP. Entre esses requisitos contam-se a facilidade de utilização e de construção dos materiais, a possibilidade de desenvolver produtos de vários tipos que utilizem estas técnicas, nomeadamente modelos, quasi-simulações e programas de simulação, a facilidade de combinar componentes de produtos diversos num novo produto, a possibilidade de utilizar diferentes formas de representação, de integrar outros meios e dados da experimentação num produto, de recorrer a técnicas de animação específicas para simulação, de aceder e de consultar informação proveniente do exterior.en_US
dc.language.isoporpor
dc.rightsembargoedAccesseng
dc.subjectEngenharia Informáticaen_US
dc.titleContribuições para o desenvolvimento de aplicações educacionais que envolvam técnicas de simulação.en_US
dc.typedoctoralThesisen_US
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairetypedoctoralThesis-
item.fulltextSem Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextnone-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.author.researchunitCISUC - Centre for Informatics and Systems of the University of Coimbra-
crisitem.author.parentresearchunitFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.author.orcid0000-0002-1989-5559-
Appears in Collections:FCTUC Eng.Informática - Teses de Doutoramento
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