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https://hdl.handle.net/10316/15761
Título: | Rendimento escolar: estudo da sua relação com a percepção da aceitação-rejeição parental e o ajustamento psicológico | Autor: | Teixeira, Ângela da Conceição Bessa | Orientador: | Borges, Graciete Franco | Palavras-chave: | Rendimento dos alunos; Ajustamento psicológico; Rejeição parental | Data: | 2010 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Rendimento escolar: estudo da sua relação com a percepção da aceitação-rejeição parental e o ajustamento psicológico | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | Tendo como base teórica a teoria da “aceitação-rejeição parental” (PARTheory) de Rohner (2004), a presente investigação procurou analisar a relação entre o rendimento escolar, a aceitação / rejeição parental percepcionada e o ajustamento psicológico dos pré-adolescentes.
A amostra é constituída por 81 sujeitos com idades compreendidas entre os 9 e os 13 anos de idade, a frequentar o 5.º e 6.º ano de escolaridade da Escola Básica do 2º e 3º Ciclo de S. Silvestre, durante o ano lectivo 2009/2010. Foram administradas três escalas em processo de adaptação para a população portuguesa: as escalas Percepção da Atitude do Pai (PAP) e Percepção da Atitude da Mãe (PAM) (versões portuguesas da Child – PARQ – Father/Mother de Rohner, 2005 - Franco-Borges & Vaz-Rebelo, 2009a,b) e o Questionário da Avaliação da Personalidade (QAP) (versão portuguesa da Child – PAQ de Rohner 2004 - Franco-Borges & Vaz-Rebelo, 2009c).
Os dados obtidos suportam a relação entre a percepção da rejeição materna e paterna e o desajustamento psicológico. No entanto, não se verificou uma relação estatisticamente significativa entre o rendimento escolar e o desajustamento psicológico, nem entre o rendimento escolar e a rejeição parental. Based on the theory of “parental acceptance-rejection” (PARTheory) of Rohner (2004), this study aims to analyze the relationship between preadolescents´ school performance, parental acceptance-rejection and psycological adjustment. The research was carried out with is a sample of 81 youths, aged between 9 and 13 years old, attending the 5th and 6th year in S.Silvestre Primary School, throughout the school period of 2009-2010. Three scales in process of adaptation to Portuguese population were administered: Parental Acceptance-Rejection Questionnaire - Child PARQ – Father/Mother Version (Portuguese adaptations - Franco-Borges & Vaz-Rebelo, 2009a,b); Personality Assesment Questionnaire - Child PAQ (Portuguese adaptation - Franco-Borges & Vaz-Rebelo, 2009c). All the information obtained support the correlation between parental rejection and psychological adjustment. However, there wasn´t found any significant associations neither between school performance and personal adjustment nor between school performance and parental rejection. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316/15761 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
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