Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/15761
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dc.contributor.advisorBorges, Graciete Franco-
dc.contributor.authorTeixeira, Ângela da Conceição Bessa-
dc.date.accessioned2011-08-29T10:32:17Z-
dc.date.available2011-08-29T10:32:17Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/15761-
dc.description.abstractTendo como base teórica a teoria da “aceitação-rejeição parental” (PARTheory) de Rohner (2004), a presente investigação procurou analisar a relação entre o rendimento escolar, a aceitação / rejeição parental percepcionada e o ajustamento psicológico dos pré-adolescentes. A amostra é constituída por 81 sujeitos com idades compreendidas entre os 9 e os 13 anos de idade, a frequentar o 5.º e 6.º ano de escolaridade da Escola Básica do 2º e 3º Ciclo de S. Silvestre, durante o ano lectivo 2009/2010. Foram administradas três escalas em processo de adaptação para a população portuguesa: as escalas Percepção da Atitude do Pai (PAP) e Percepção da Atitude da Mãe (PAM) (versões portuguesas da Child – PARQ – Father/Mother de Rohner, 2005 - Franco-Borges & Vaz-Rebelo, 2009a,b) e o Questionário da Avaliação da Personalidade (QAP) (versão portuguesa da Child – PAQ de Rohner 2004 - Franco-Borges & Vaz-Rebelo, 2009c). Os dados obtidos suportam a relação entre a percepção da rejeição materna e paterna e o desajustamento psicológico. No entanto, não se verificou uma relação estatisticamente significativa entre o rendimento escolar e o desajustamento psicológico, nem entre o rendimento escolar e a rejeição parental.por
dc.description.abstractBased on the theory of “parental acceptance-rejection” (PARTheory) of Rohner (2004), this study aims to analyze the relationship between preadolescents´ school performance, parental acceptance-rejection and psycological adjustment. The research was carried out with is a sample of 81 youths, aged between 9 and 13 years old, attending the 5th and 6th year in S.Silvestre Primary School, throughout the school period of 2009-2010. Three scales in process of adaptation to Portuguese population were administered: Parental Acceptance-Rejection Questionnaire - Child PARQ – Father/Mother Version (Portuguese adaptations - Franco-Borges & Vaz-Rebelo, 2009a,b); Personality Assesment Questionnaire - Child PAQ (Portuguese adaptation - Franco-Borges & Vaz-Rebelo, 2009c). All the information obtained support the correlation between parental rejection and psychological adjustment. However, there wasn´t found any significant associations neither between school performance and personal adjustment nor between school performance and parental rejection.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectRendimento dos alunospor
dc.subjectAjustamento psicológicopor
dc.subjectRejeição parentalpor
dc.titleRendimento escolar: estudo da sua relação com a percepção da aceitação-rejeição parental e o ajustamento psicológicopor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleRendimento escolar: estudo da sua relação com a percepção da aceitação-rejeição parental e o ajustamento psicológicopor
dc.peerreviewedNopor
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
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