Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/15761
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Borges, Graciete Franco | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Ângela da Conceição Bessa | - |
dc.date.accessioned | 2011-08-29T10:32:17Z | - |
dc.date.available | 2011-08-29T10:32:17Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/15761 | - |
dc.description.abstract | Tendo como base teórica a teoria da “aceitação-rejeição parental” (PARTheory) de Rohner (2004), a presente investigação procurou analisar a relação entre o rendimento escolar, a aceitação / rejeição parental percepcionada e o ajustamento psicológico dos pré-adolescentes. A amostra é constituída por 81 sujeitos com idades compreendidas entre os 9 e os 13 anos de idade, a frequentar o 5.º e 6.º ano de escolaridade da Escola Básica do 2º e 3º Ciclo de S. Silvestre, durante o ano lectivo 2009/2010. Foram administradas três escalas em processo de adaptação para a população portuguesa: as escalas Percepção da Atitude do Pai (PAP) e Percepção da Atitude da Mãe (PAM) (versões portuguesas da Child – PARQ – Father/Mother de Rohner, 2005 - Franco-Borges & Vaz-Rebelo, 2009a,b) e o Questionário da Avaliação da Personalidade (QAP) (versão portuguesa da Child – PAQ de Rohner 2004 - Franco-Borges & Vaz-Rebelo, 2009c). Os dados obtidos suportam a relação entre a percepção da rejeição materna e paterna e o desajustamento psicológico. No entanto, não se verificou uma relação estatisticamente significativa entre o rendimento escolar e o desajustamento psicológico, nem entre o rendimento escolar e a rejeição parental. | por |
dc.description.abstract | Based on the theory of “parental acceptance-rejection” (PARTheory) of Rohner (2004), this study aims to analyze the relationship between preadolescents´ school performance, parental acceptance-rejection and psycological adjustment. The research was carried out with is a sample of 81 youths, aged between 9 and 13 years old, attending the 5th and 6th year in S.Silvestre Primary School, throughout the school period of 2009-2010. Three scales in process of adaptation to Portuguese population were administered: Parental Acceptance-Rejection Questionnaire - Child PARQ – Father/Mother Version (Portuguese adaptations - Franco-Borges & Vaz-Rebelo, 2009a,b); Personality Assesment Questionnaire - Child PAQ (Portuguese adaptation - Franco-Borges & Vaz-Rebelo, 2009c). All the information obtained support the correlation between parental rejection and psychological adjustment. However, there wasn´t found any significant associations neither between school performance and personal adjustment nor between school performance and parental rejection. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Rendimento dos alunos | por |
dc.subject | Ajustamento psicológico | por |
dc.subject | Rejeição parental | por |
dc.title | Rendimento escolar: estudo da sua relação com a percepção da aceitação-rejeição parental e o ajustamento psicológico | por |
dc.type | masterThesis | por |
degois.publication.location | Coimbra | por |
degois.publication.title | Rendimento escolar: estudo da sua relação com a percepção da aceitação-rejeição parental e o ajustamento psicológico | por |
dc.peerreviewed | No | por |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ângela Teixeira.pdf | 511.11 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
122
checked on Mar 26, 2024
Download(s)
6
checked on Mar 26, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.