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Título: Relatório de estágio de mestrado em ensino de física e química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
Autor: Mota, Inês Margarida Gonçalves da 
Orientador: Matos, Laura
Alberto, Pedro Vieira
Azenha, Maria Emilia
Palavras-chave: Ensino da física; Ensino da química; Formação inicial dos professores
Data: Jul-2011
Citação: Mota, Inês Margarida Gonçalves da - Relatório de estágio de mestrado em ensino de física e química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário. Coimnbra, 2011
Resumo: O presente Relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, pretende descrever e analisar, numa perspectiva reflexiva, todas as actividades desenvolvidas durante o Estágio Pedagógico realizado, no ano lectivo de 2010/2011, na Escola Secundária José Falcão, em Coimbra. O Estágio Pedagógico constituiu uma oportunidade muito importante de reflexão, de aprendizagem e de crescimento pessoal e profissional como futura professora. Foi uma oportunidade de desenvolver conhecimentos e competências, mas foi também uma excelente oportunidade de confronto com a realidade profissional nas suas diversas vertentes, desde a gestão científica e pedagógica das componentes curriculares até ao desempenho de diferentes papéis, inerentes à profissão, que um professor tem de desenvolver na escola. Em termos de estrutura, o Relatório aqui apresentado é constituído por uma Introdução e cinco Capítulos. Na Introdução, faz-se uma breve reflexão sobre o actual processo de formação inicial de professores, designadamente sobre a importância da prática de ensino supervisionada. No Capítulo I – Enquadramento Geral – apresenta-se uma breve caracterização da Escola Cooperante, fazendo referência à oferta educativa, à população escolar (alunos, docentes e não docentes) e às principais características das salas destinadas ao ensino da Química e da Física. Apresenta-se, também, uma caracterização da turma do 9º ano de escolaridade onde decorreu, com maior frequência, a prática de ensino supervisionada e descrevem-se as actividades extracurriculares promovidas pelo núcleo de estágio, bem como aquelas em que o núcleo participou de forma cooperativa e activa. No Capítulo II, denominado Ensino Básico – 9º ano de escolaridade, enunciam-se as orientações curriculares para este nível de ensino, apresenta-se o manual escolar adoptado e faz-se referência à planificação e descrição da prática de ensino supervisionada para as componentes de Química e de Física. No Capítulo III, denominado Ensino Secundário – 10º ano de escolaridade, abordam-se as finalidades e orientações curriculares estabelecidas no programa da disciplina de Física e Química A, apresentam-se os dois manuais escolares adoptados e descreve-se a planificação e descrição da prática de ensino supervisionada para as componentes de Química e de Física. No Capítulo IV efectua-se uma breve síntese dos Projectos de Investigação Educacional que foram desenvolvidos, no decurso do ano, na componente de Química, no 9º ano, e na componente de Física, no 10º ano. 5 No Capítulo V apresentam-se as considerações finais mais importantes do trabalho desenvolvido, analisando alguns dos aspectos inerentes à prática de ensino supervisionada e enunciando algumas conclusões. Por fim, apresentam-se as referências bibliográficas utilizadas e os anexos considerados mais relevantes para a leitura e apreciação do presente Relatório. PALAVRAS-CHAVE: Formação inicial de professores; Estágio Pedagógico; Ensino da Física e da Química; Mestrado em Ensino.
URI: https://hdl.handle.net/10316/15713
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Física - Teses de Mestrado

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