Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/15336
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dc.contributor.advisorRamos, Susana-
dc.contributor.authorFernandes, Vítor Bruno Clara Santos e Motas-
dc.date.accessioned2011-06-07T13:01:16Z-
dc.date.available2011-06-07T13:01:16Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/15336-
dc.descriptionDissertação de licenciatura apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractO estudo aqui apresentado tem como principal objectivo conhecer o nível de stress docente nos professores estagiários da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra do ano lectivo 2004/2005, bem como determinar as suas principais fontes, sintomas, manifestações e condições patológicas associadas ao exercício da profissão. No que diz respeito à metodologia, a amostra foi encontrada a partir de um total de noventa e nove questionários recebidos em cento e treze relativos à população; destes 99, 55 pertenciam ao 5º ano do curso, enquanto que 44 faziam parte do 4º ano da licenciatura. Os indivíduos pertencentes à amostra eram todos professores estagiários, com idades compreendidas entre os 20 e os 28 anos, com uma média de 22,40 anos. Os instrumentos de medida utilizados para este estudo foram o Questionário de Opinião a Professores de Educação Física (QOPEF) e a Escala Portuguesa de Stress Ocupacional para a Docência (EPSO-D). Os dados obtidos através destes instrumentos de medida foram tratados por meio do programa estatístico SPSS, versão 11.5, tendo sido elaboradas tabelas de estatística descritiva e de frequência (para as variáveis quantitativas) e tabelas de frequência (para variáveis qualitativas). De acordo com os resultados obtidos, as principais fontes de stress para os professores estagiários são o estatuto profissional, o conteúdo de trabalho e a pressão do tempo; os sintomas mais sentidos são, por ordem decrescente de frequência, a fadiga, a agressividade/irritabilidade, a sudação fácil; a insatisfação profissional é a manifestação de stress mais experimentada pelos professores estagiários, enquanto que as condições patológicas associadas ao exercício da profissão mais sentidas por este conjunto de professores são os resfriados e sintomas gripais (foro somático) e a ansiedade (foro psíquico).por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectStresspor
dc.subjectEstagiários de educação físicapor
dc.titleNível de stress dos professores estagiários de educação física da FCDEF-UC: um estudo descritivopor
dc.typebachelorThesispor
dc.peerreviewedYespor
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypebachelorThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.deptFaculty of Sports Sciences and Physical Education-
Appears in Collections:FCDEF - Vários
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