Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/14641
Title: Leiria, cidade do (Po)lis : análise da estratégia de revitalização da frente de água
Authors: Silva, Sara Maria Bernardino da 
Orientador: Rossa, Walter
Mateus, João Mascarenhas
Keywords: Frentes de agua; Requalificação urbana, Leiria; Leiria
Issue Date: Dec-2010
Citation: Silva, Sara Maria Bernardino da - Leiria, cidade do (Po)lis : análise da estratégia de revitalização da frente de água. Coimbra, 2010.
Abstract: Os rios tiveram, desde sempre, um papel fundamental na vivência urbana, sendo por vezes a própria origem da cidade. Leiria desenvolveu-se morfologicamente em função do curso do rio que a serpenteia – o Lis. Esta ligação entre as frentes de água e as urbes foi perdendo importância com o passar do tempo, e as zonas ribeirinhas foram progressivamente excluídas da vida da cidade e transformadas em espaços inutilizados ou degradados. Em Portugal, recentemente, os Programas Polis (Programa de Requalificação Urbana e Valorização das Cidades), intervenções urbanísticas a grande escala, procuraram reintegrar as frentes de água no tecido urbano e transformá-las em focos de atracção. Estas intervenções têm sido uma oportunidade para a valorização urbanística e ambiental bem como para a implantação de novas actividades, tentando reforçar assim a “identidade” das cidades, o que contribui para a competitividade entre elas. Decorrente do êxito do Projecto da Expo’98, o Programa Polis teve como principal objectivo requalificar as cidades portuguesas do ponto de vista urbanístico e ambiental, com base em parcerias entre o Estado e as Câmaras Municipais. Em Leiria o Polis pretendeu requalificar e valorizar o rio Lis, apostando na articulação do espaço urbano com a linha de água, através da criação de estruturas verdes contínuas que incluem percursos pedonais e ciclovias nas suas margens e da implementação de espaços de recreio e lazer, na tentativa de uma integração paisagística do rio. O presente trabalho é dedicado à análise comparativa das situações antes e pós Polis em três perspectivas: estética e paisagística; urbana e ambiental e sócio-cultural. Palavras-chave: Leiria, Programa Polis, frentes de água, valorização ambiental, revitalização urbana
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: http://hdl.handle.net/10316/14641
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
LEIRIA, CIDADE DO (PO)LIS.pdf18.06 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

285
checked on Aug 4, 2022

Download(s) 20

903
checked on Aug 4, 2022

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.