Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/14641
Título: Leiria, cidade do (Po)lis : análise da estratégia de revitalização da frente de água
Autor: Silva, Sara Maria Bernardino da 
Orientador: Rossa, Walter
Mateus, João Mascarenhas
Palavras-chave: Frentes de agua; Requalificação urbana, Leiria; Leiria
Data: Dez-2010
Citação: Silva, Sara Maria Bernardino da - Leiria, cidade do (Po)lis : análise da estratégia de revitalização da frente de água. Coimbra, 2010.
Resumo: Os rios tiveram, desde sempre, um papel fundamental na vivência urbana, sendo por vezes a própria origem da cidade. Leiria desenvolveu-se morfologicamente em função do curso do rio que a serpenteia – o Lis. Esta ligação entre as frentes de água e as urbes foi perdendo importância com o passar do tempo, e as zonas ribeirinhas foram progressivamente excluídas da vida da cidade e transformadas em espaços inutilizados ou degradados. Em Portugal, recentemente, os Programas Polis (Programa de Requalificação Urbana e Valorização das Cidades), intervenções urbanísticas a grande escala, procuraram reintegrar as frentes de água no tecido urbano e transformá-las em focos de atracção. Estas intervenções têm sido uma oportunidade para a valorização urbanística e ambiental bem como para a implantação de novas actividades, tentando reforçar assim a “identidade” das cidades, o que contribui para a competitividade entre elas. Decorrente do êxito do Projecto da Expo’98, o Programa Polis teve como principal objectivo requalificar as cidades portuguesas do ponto de vista urbanístico e ambiental, com base em parcerias entre o Estado e as Câmaras Municipais. Em Leiria o Polis pretendeu requalificar e valorizar o rio Lis, apostando na articulação do espaço urbano com a linha de água, através da criação de estruturas verdes contínuas que incluem percursos pedonais e ciclovias nas suas margens e da implementação de espaços de recreio e lazer, na tentativa de uma integração paisagística do rio. O presente trabalho é dedicado à análise comparativa das situações antes e pós Polis em três perspectivas: estética e paisagística; urbana e ambiental e sócio-cultural. Palavras-chave: Leiria, Programa Polis, frentes de água, valorização ambiental, revitalização urbana
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/14641
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
LEIRIA, CIDADE DO (PO)LIS.pdf18.06 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

368
Visto em 23/abr/2024

Downloads 20

1.009
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.