Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/14205
Título: Problemas emocionais na adolescência e a sua relação com o desempenho escolar
Autor: Soares, Iolanda de Fátima Cabral 
Orientador: Dias, Maria da Luz Bernardes Rodrigues Vale
Palavras-chave: Perturbações emocionais -- adolescente; Desempenho escolar -- adolescente
Data: 2010
Citação: Soares, Iolanda de Fátima Cabral - Problemas emocionais na adolescência e a sua relação com o desempenho escolar. Coimbra, 2010
Resumo: O objectivo deste estudo é verificar a existência de uma relação entre os problemas emocionais, que poderão eventualmente aparecer durante a fase da adolescência, e o desempenho escolar do adolescente. Para tal, recorreu-se a uma amostra de 34 sujeitos das diferentes turmas do 9º ano de escolaridade, pertencentes ao Colégio São Teotónio, em Coimbra. Os dados foram obtidos através da adaptação portuguesa do questionário Youth Self-Report de Achenbach (1991) levada a cabo por Fonseca e Monteiro (1999) e do questionário Child Behavior Checklist de Achenbach (1991, adap. portuguesa, Fonseca et al., 1994). Os resultados não confirmaram a relação analisada, tendo no entanto mostrado diferenças entre os sexos no que refere aos problemas emocionais.
The goal of this study is to analyse if there is a relation between the emotional problems that can, eventually, show during adolescence phase and the academic performance of the adolescent. Therefore, we worked with a sample of 34 individuals of the different 9th grade classes of the São Teotónio‟s School of Coimbra. Data was collected using the Portuguese version of the Achenbach’s Youth Self Report (1991), by Fonseca and Monteiro (1999) and the Portuguese version of the Achenbach’s Child Behavior Checklist (1991), by Fonseca and cols. (1994). The results weren‟t confirmed the analysed relation, however showed differences between the sexes in relation to emotional problems.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/14205
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Tese.pdf627.6 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

454
Visto em 17/jul/2024

Downloads 50

343
Visto em 17/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.