Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/14205
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDias, Maria da Luz Bernardes Rodrigues Vale-
dc.contributor.authorSoares, Iolanda de Fátima Cabral-
dc.date.accessioned2010-11-29T14:42:56Z-
dc.date.available2010-11-29T14:42:56Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationSoares, Iolanda de Fátima Cabral - Problemas emocionais na adolescência e a sua relação com o desempenho escolar. Coimbra, 2010en_US
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/14205-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbraen_US
dc.description.abstractO objectivo deste estudo é verificar a existência de uma relação entre os problemas emocionais, que poderão eventualmente aparecer durante a fase da adolescência, e o desempenho escolar do adolescente. Para tal, recorreu-se a uma amostra de 34 sujeitos das diferentes turmas do 9º ano de escolaridade, pertencentes ao Colégio São Teotónio, em Coimbra. Os dados foram obtidos através da adaptação portuguesa do questionário Youth Self-Report de Achenbach (1991) levada a cabo por Fonseca e Monteiro (1999) e do questionário Child Behavior Checklist de Achenbach (1991, adap. portuguesa, Fonseca et al., 1994). Os resultados não confirmaram a relação analisada, tendo no entanto mostrado diferenças entre os sexos no que refere aos problemas emocionais.en_US
dc.description.abstractThe goal of this study is to analyse if there is a relation between the emotional problems that can, eventually, show during adolescence phase and the academic performance of the adolescent. Therefore, we worked with a sample of 34 individuals of the different 9th grade classes of the São Teotónio‟s School of Coimbra. Data was collected using the Portuguese version of the Achenbach’s Youth Self Report (1991), by Fonseca and Monteiro (1999) and the Portuguese version of the Achenbach’s Child Behavior Checklist (1991), by Fonseca and cols. (1994). The results weren‟t confirmed the analysed relation, however showed differences between the sexes in relation to emotional problems.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectPerturbações emocionais -- adolescenteen_US
dc.subjectDesempenho escolar -- adolescenteen_US
dc.titleProblemas emocionais na adolescência e a sua relação com o desempenho escolaren_US
dc.typemasterThesisen_US
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.deptFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-0717-0075-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese.pdf627.6 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

454
checked on Jul 17, 2024

Download(s) 50

343
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.