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https://hdl.handle.net/10316/14201
Título: | Educação e Desigualdades de Desenvolvimento à Escala Global - Uma análise Factorial Bivariada a partir do Relatório de Desenvolvimento Humano de 2007/2008 | Autor: | Fernandes, João Luís Jesus | Palavras-chave: | Desigualdades territoriais e sociais; educação | Data: | Fev-2008 | Editora: | Eumed.Net; Universidad de Málaga | Citação: | FERNANDES, João Luís Jesus (2008); “Educação e Desigualdades de Desenvolvimento à Escala Global - Uma análise Factorial Bivariada a partir do Relatório de Desenvolvimento Humano de 2007/2008”, in Cuarto Encuentro Interdisciplinar sobre Educación, Cultura y Desarollo; Eumed.Net; Universidad de Málaga (CD-ROM) (ISBN – 13: 978-84-690-7870-9). | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Cuarto Encuentro Interdisciplinar sobre Educación, Cultura y Desarollo | Local de edição ou do evento: | Málaga | Resumo: | Na actualidade, a educação e a formação ao longo da vida são dois conceitos fundamentais. A instabilidade e consequente imprevisibilidade do sistema global; os novos paradigmas de desenvolvimento; as novas exigências num mundo concorrencial, fazem dos recursos humanos um factor determinante no modo como, em cada território, se organiza uma interpretação activa do mundo contemporâneo. A educação é, por isso, um capital estratégico que distingue as populações conectadas e centrais, das excluídas e periféricas. Pelo método da Análise Factorial Bivariada, procura-se demonstrar que a variável educação faz parte de um complexo sistema que correlações múltiplas com indicadores de natureza demográfica, social e económica. Partindo dos dados globais publicados no Relatório de Desenvolvimento Humano de 2007/2008, este texto preocupa-se com as assimetrias mundiais nesta área mas também com a quantificação das interdependências entre as variáveis Literacia de Adultos, Produto Interno Bruto per capita, Índice de Fecundidade e Taxa de Mortalidade Infantil, quatro indicadores fundamentais para aferir do modelo de desenvolvimento de cada população e território. A contextualização teórica deste trabalho parte também de uma obra cinematográfica - O Quadro Negro, da realizadora iraniana Samira Makhmalbaf, uma das mais profundas reflexões sobre o valor mas também sobre as dificuldades de aquisição de competências educativas básicas em territórios de baixas densidades. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/14201 | ISSN: | 13: 978-84-690-7870-9 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | FLUC Geografia - Artigos em Livros de Actas |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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