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Título: Relatório de estágio de mestrado em ensino de física e de química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
Autor: Gonçalves, Paula Isabel Ferreira 
Orientador: Azenha, Maria Emilia Dias Gonçalves
Gil, Francisco Paulo de Sá Campos
Palavras-chave: Ensino da física - 8º e 11º anos; Ensino da química - 8º e 11º anos
Data: Set-2010
Citação: Gonçalves, Paula Isabel Ferreira - Relatório de estágio de mestrado em ensino de física e de química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário. Coimbra, 2010
Resumo: No mundo actual a Ciência e a Tecnologia estão presentes na vida quotidiana do ser humano, desempenhando a escola um papel importante na promoção da literacia científica da sociedade. Os professores de Ciências devem contribuir para a compreensão da Ciência e da Tecnologia, das relações entre uma e outra e das suas implicações na Sociedade, devendo para isso pensar e orientar actividades lectivas que permitam ao aluno desenvolver determinadas atitudes, valores e capacidades que o ajudem a crescer a nível pessoal, social e profissional e que lhe permitam dar resposta às novas exigências da sociedade. Assim, foram desenvolvidos dois estudos, um ao nível do 8ºano e outro ao nível do 11ºano, onde se pretendeu motivar os alunos para o estudo das ciências e promover a mudança conceptual nos mesmos. Os dois estudos consistiram em adoptar metodologias diferentes no processo de ensino-aprendizagem, que contribuíssem para uma melhor compreensão dos conteúdos leccionados nas unidades temáticas Comunicações, no 11ºano e Reacções Químicas, no 8ºano. O primeiro estudo, realizado no 11ºano, tinha como papel fundamental a regulação do ensino e da aprendizagem, permitindo obter informação acerca da evolução do nível de conhecimentos que seriam atingidos por cada aluno e tomar decisões sobre a eficácia das metodologias utilizadas com vista ao seu reajustamento. Com o segundo estudo, realizado no 8ºano, pretendeu-se identificar quais as ideias prévias dos alunos sobre os conceitos de ácido, base, lei da conservação da massa e verificar como o trabalho laboratorial promove a motivação dos alunos, o desenvolvimento de competências científicas e da aprendizagem de conhecimentos conceptuais. PALAVRAS CHAVE: Educação em ciência, concepções prévias, actividades laboratoriais, mudança conceptual.
URI: https://hdl.handle.net/10316/13869
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Física - Teses de Mestrado

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