Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/13817
Title: A escrita e a compreensão da física no 7º ano de escolaridade
Authors: Carvalho, Alexandra Maria Duarte Marques 
Orientador: Almeida, Maria José Barata Marques de
Keywords: Aprendizagem - 3º ciclo do ensino básico; Ensino da física - terra no espaço; Ensino e aprendizagem; Representação de conceitos através da escrita
Issue Date: 2010
Citation: Carvalho, Alexandra Maria Duarte Marques - A escrita e a compreensão da física no 7º ano de escolaridade. Coimbra, 2010
Abstract: Tendo em conta um ensino com a finalidade de conseguir que os alunos aprendam cientificamente correcto, transformando as suas pré-concepções que nem sempre estão de acordo com o conhecimento científico em concepções cientificamente aceites, foram desenvolvidos dois trabalhos de investigação aplicados a alunos do 7.ºano de escolaridade, onde, com base numa análise das concepções prévias mais comuns nos alunos sobre os conceitos estudados se aplicaram diferentes estratégias de ensino. A primeira investigação pretendeu verificar qual a influência que a prática de levar um grupo de alunos a elaborar pequenas respostas por escrito a questões colocadas em sala de aula e em casa, relacionadas com os conteúdos acabados de ser leccionados, promove a compreensão de conceitos fundamentais na aprendizagem da Física. A análise desta investigação permitiu concluir que existiu uma evolução conceptual e uma capacidade de produção escrita mais significativa neste grupo de alunos. Destaca-se, então, a importância de criar na escola contextos de comunicação, onde se inserem projectos de escrita e onde a produção, pelos alunos, de escrita intencional e intercedida, se torne uma prática funcional e significativa na sua aprendizagem. Na segunda investigação um grupo de alunos realizou actividades laboratoriais participando de forma activa na sua realização, enquanto o outro grupo apenas assistiu às actividades laboratoriais realizadas pela professora. Pretendeu-se, assim, verificar qual a influência que a realização de actividades laboratoriais, pelo aluno, possa ter na aquisição e construção do seu conhecimento. Neste contexto, foi possível constatar que existiu uma evolução conceptual mais significativa no grupo de alunos que efectuam as actividades experimentais. Esta evolução está relacionada com a importância que reveste a realização de actividades laboratoriais por parte dos alunos, estes encaram e interiorizam as concepções teóricas de uma forma mais clara e objectiva, situação que não ocorre quando essa aprendizagem é feita observando a realização dessas actividades por parte do professor. PALAVRAS-CHAVE: pré-concepções, comunicação escrita, actividades laboratoriais, Terra no Espaço, Transformações Físicas e Químicas, mudança conceptual.
URI: https://hdl.handle.net/10316/13817
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Física - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório Alexandra Carvalho.pdf2.75 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

213
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

489
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.