Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/13806
Título: Relatório de estágio de mestrado em ensino da física e química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
Autor: Valongueiro, Vítor Hugo Costa. 
Orientador: Carvalho, Luís Alberto Batista de
Guerra, Maria Aline
Martins, Décio Ruivo
Palavras-chave: Ensino da física - 8º e 10º anos; Ensino da química - 8º e 10º anos
Data: Set-2010
Citação: Valongueiro, Vítor Hugo Costa - Relatório de estágio de mestrado em ensino da física e química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário. Coimbra, 2010.
Resumo: PALAVRAS-CHAVE: Estágio Pedagógico; Mestrado de Ensino; Ensino da Física e Química; Formação de professores Este Relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado de Ensino da Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e para o Ensino Secundário, pretendendo descrever, o mais fielmente possível, todo o processo decorrente do Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico da Quinta das Flores de Coimbra. O estágio pedagógico é uma componente extremamente importante na vida de um de um futuro professor. Garante o primeiro contacto com os alunos e com o ambiente escolar e o início da transição de aluno para professor. As actividades desenvolvidas, com a devida supervisão dos orientadores, durante o Estágio Pedagógico permitem ao futuro professor desenvolver capacidades que lhe permitam aprender, de crescer como pessoa e como profissional e de se adequar à prática de ensino. Para tal, foram desenvolvidas várias actividades extra-curriculares, prestou-se assessoria na Direcção de turma, efectuaram-se Projectos de Investigação Educacional, planeamento e concretização de aulas e outras responsabilidades inerentes ao núcleo de estágio. Este era composto, pelo autor deste Relatório (Vítor Valongueiro); por uma colega de estágio (Carla Vicente); pela Orientadora Cooperante Dr.ª Maria Aline Guerra; pelo Orientador Científico da componente de Física, o Doutor Décio Ruivo Martins; e pelo Orientador Científico da componente de Química, o Doutor Luís Alberto Carvalho. Os professores estagiários, assistiram e leccionaram no 8º Ano do Ensino Básico e no 10º Ano do Ensino Secundário, tendo leccionado um maior número de aulas no Ensino Secundário. Prestaram assessoria à Dr.ª Noémia Santos, Directora da Turma B do 8º Ano. O Relatório é composto por uma introdução, cinco capítulos, uma parte referente à bibliografia, outra aos anexos, e junto com este relatório encontra-se um CD contendo o material produzido durante o ano de estágio. Na introdução apresentam-se os objectivos do Estágio Pedagógico bem como os do professor estagiário, a necessidade de uma formação contínua, a importância da Escola no processo educativo, a descrição do núcleo de estágio e dos capítulos que compõem este relatório. No Capítulo I faz-se o enquadramento geral, no qual se caracteriza a Escola Cooperante, as turmas em que o núcleo de Estágio entreviu; o trabalho desenvolvido na assessoria à Directora de Turma; caracteriza-se o núcleo de estágio e descreve-se as actividades extra-curriculares. No Capítulo II referem-se as Orientações Curriculares do Ensino Básico, caracterizam-se os manuais escolares e efectua-se a descrição da planificação das unidades didácticas leccionadas. No Capítulo III a estrutura é similar à do Capítulo II, mas para o Ensino Secundário. No Capítulo IV efectua-se uma descrição dos Projectos de Investigação Educacional em Química e em Física. No Capítulo V apresentam-se as considerações mais importantes da escrita do Relatório
URI: https://hdl.handle.net/10316/13806
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Física - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatório de Estágio (2009-2010) - Sem Anexos.pdf1.37 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 20

817
Visto em 23/abr/2024

Downloads

126
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.