Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/13795
Título: Desenvolvimento de dispositivo de electroterapia para medicina física e reabilitação
Autor: Leitão, Cátia Sofia Jorge 
Orientador: Pinheiro, João Páscoa
Palavras-chave: Electroterapia - medicina física e reabilitação; Medicina Física e Reabilitação; Equipamento médico electrónico - certificação; Directiva de dispositivos médicos (93/42 CEE); Directiva de dispositivos médicos (93/42 CEE)
Data: Jul-2010
Citação: Leitão, Cátia Sofia Jorge - Desenvolvimento de dispositivo de electroterapia para medicina física e reabilitação. Coimbra, 2010
Resumo: A electroterapia é uma das modalidades terapêuticas mais usadas em Medicina Física e Reabilitação. A presente dissertação assenta no desenvolvimento de um protótipo de dispositivo de aplicação de correntes eléctricas de baixa e média frequência. O objectivo principal é assim a recolha e especificação de requisitos técnicos e regulamentares para a concepção, desenvolvimento e prototipagem de equipamentos de electroterapia. A recolha de requisitos técnicos para desenvolver um dispositivo médico baseado em tecnologia já bem estabelecida, como a electroterapia, acontece pela conjugação das características dos equipamentos já presentes no mercado com os requisitos do ponto de vista do utilizador. É de extrema importância que o fabricante conheça o ambiente clínico no qual os dispositivos são aplicados de forma a conceber um dispositivo user-friendly. A marcação ‗CE‘ é necessária para a colocação de dispositivos médicos no mercado. Assim sendo, o conhecimento da regulamentação numa fase primária da concepção e desenvolvimento de dispositivos médicos é crucial. Um dispositivo médico desenvolvido desde o inicio, de acordo com a regulamentação, obtém a conformidade com a Directiva de Dispositivos Médicos 93/42/CEE mais rapidamente poupando tempo na sua colocação no mercado. O objectivo da recolha de requisitos técnicos e regulamentares é o desenvolvimento de equipamentos fáceis e confortáveis de aplicar, com o desempenho requerido para a sua classe e que assegurem o mais alto nível de segurança nas aplicações a que se destinam. Este trabalho foi desenvolvido de forma a assegurar estes principios. Palavras-chave: Electroterapia, Medicina Física e Reabilitação, Marcação CE, Directiva 93/42/CEE.
URI: https://hdl.handle.net/10316/13795
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Física - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Cátia_Leitão.pdf2.41 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 20

675
Visto em 16/jul/2024

Downloads 50

556
Visto em 16/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.