Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/13329
Título: Análise das percepções e comportamentos dos trabalhadores em função responsabilidade social empresarial e o seu desempenho individual
Autor: Gaudêncio, Pedro Miguel Duarte 
Orientador: Coelho, Arnaldo
Palavras-chave: Ética; Responsabilidade social empresarial; Satisfação com a gestão; Comprometimento organizacional; Comportamento inovador; Superação no trabalho; Desempenho
Data: 18-Jun-2010
Editora: FEUC
Citação: Gaudêncio, Pedro Miguel Duarte - Análise das percepções e comportamentos dos trabalhadores em função da responsabilidade social empresarial e o seu desempenho individual. Coimbra, 2009
Resumo: Considerando que no contexto empresarial os trabalhadores exercem uma influência determinante na performance da organização, é desejável um alinhamento estratégico entre os objectivos empresariais e os objectivos individuais de cada pessoa. Isto implica que os gestores entendam alguns dos aspectos que influenciam as atitudes e comportamentos dos seus colaboradores e que permitam conciliar e controlar os diversos interesses envolvidos. As questões relacionadas com a Ética e com a Responsabilidade Social das Empresas são, à data, entendidas pela generalidade dos gestores como meramente voluntárias e não se apresentam integradas de forma global e sistemática nos processos de gestão das organizações. Pela dimensão estratégica que podem revestir, torna-se necessário estudar a influência que exercem particularmente ao nível dos trabalhadores. Assim, este trabalho visa explorar se estas determinantes influenciam as atitudes e comportamentos dos trabalhadores, nomeadamente ao nível do Comprometimento Organizacional, Superação no Trabalho e Comportamento Inovador, que por sua vez poderão influenciar o Desempenho Individual. Neste sentido, foram recolhidos 144 questionários válidos de um conjunto heterogéneo de trabalhadores. A análise dos resultados dos modelos revela que os trabalhadores valorizam a dimensão Ética e as Práticas de Responsabilidade Social das organizações em que estão inseridos, e que estas dimensões influenciam a Satisfação com a Gestão e o Comprometimento Organizacional. Ao nível do Desempenho revela-se a influência do Comportamento Inovador.
URI: https://hdl.handle.net/10316/13329
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Dissertação de Mestrado_Pedro Gaudencio.pdf1.18 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

435
Visto em 24/abr/2024

Downloads

191
Visto em 24/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.