Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/13329
Title: Análise das percepções e comportamentos dos trabalhadores em função responsabilidade social empresarial e o seu desempenho individual
Authors: Gaudêncio, Pedro Miguel Duarte 
Orientador: Coelho, Arnaldo
Keywords: Ética; Responsabilidade social empresarial; Satisfação com a gestão; Comprometimento organizacional; Comportamento inovador; Superação no trabalho; Desempenho
Issue Date: 18-Jun-2010
Publisher: FEUC
Citation: Gaudêncio, Pedro Miguel Duarte - Análise das percepções e comportamentos dos trabalhadores em função da responsabilidade social empresarial e o seu desempenho individual. Coimbra, 2009
Abstract: Considerando que no contexto empresarial os trabalhadores exercem uma influência determinante na performance da organização, é desejável um alinhamento estratégico entre os objectivos empresariais e os objectivos individuais de cada pessoa. Isto implica que os gestores entendam alguns dos aspectos que influenciam as atitudes e comportamentos dos seus colaboradores e que permitam conciliar e controlar os diversos interesses envolvidos. As questões relacionadas com a Ética e com a Responsabilidade Social das Empresas são, à data, entendidas pela generalidade dos gestores como meramente voluntárias e não se apresentam integradas de forma global e sistemática nos processos de gestão das organizações. Pela dimensão estratégica que podem revestir, torna-se necessário estudar a influência que exercem particularmente ao nível dos trabalhadores. Assim, este trabalho visa explorar se estas determinantes influenciam as atitudes e comportamentos dos trabalhadores, nomeadamente ao nível do Comprometimento Organizacional, Superação no Trabalho e Comportamento Inovador, que por sua vez poderão influenciar o Desempenho Individual. Neste sentido, foram recolhidos 144 questionários válidos de um conjunto heterogéneo de trabalhadores. A análise dos resultados dos modelos revela que os trabalhadores valorizam a dimensão Ética e as Práticas de Responsabilidade Social das organizações em que estão inseridos, e que estas dimensões influenciam a Satisfação com a Gestão e o Comprometimento Organizacional. Ao nível do Desempenho revela-se a influência do Comportamento Inovador.
URI: https://hdl.handle.net/10316/13329
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação de Mestrado_Pedro Gaudencio.pdf1.18 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.