Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/13329
Title: Análise das percepções e comportamentos dos trabalhadores em função responsabilidade social empresarial e o seu desempenho individual
Authors: Gaudêncio, Pedro Miguel Duarte 
Orientador: Coelho, Arnaldo
Keywords: Ética; Responsabilidade social empresarial; Satisfação com a gestão; Comprometimento organizacional; Comportamento inovador; Superação no trabalho; Desempenho
Issue Date: 18-Jun-2010
Publisher: FEUC
Citation: Gaudêncio, Pedro Miguel Duarte - Análise das percepções e comportamentos dos trabalhadores em função da responsabilidade social empresarial e o seu desempenho individual. Coimbra, 2009
Abstract: Considerando que no contexto empresarial os trabalhadores exercem uma influência determinante na performance da organização, é desejável um alinhamento estratégico entre os objectivos empresariais e os objectivos individuais de cada pessoa. Isto implica que os gestores entendam alguns dos aspectos que influenciam as atitudes e comportamentos dos seus colaboradores e que permitam conciliar e controlar os diversos interesses envolvidos. As questões relacionadas com a Ética e com a Responsabilidade Social das Empresas são, à data, entendidas pela generalidade dos gestores como meramente voluntárias e não se apresentam integradas de forma global e sistemática nos processos de gestão das organizações. Pela dimensão estratégica que podem revestir, torna-se necessário estudar a influência que exercem particularmente ao nível dos trabalhadores. Assim, este trabalho visa explorar se estas determinantes influenciam as atitudes e comportamentos dos trabalhadores, nomeadamente ao nível do Comprometimento Organizacional, Superação no Trabalho e Comportamento Inovador, que por sua vez poderão influenciar o Desempenho Individual. Neste sentido, foram recolhidos 144 questionários válidos de um conjunto heterogéneo de trabalhadores. A análise dos resultados dos modelos revela que os trabalhadores valorizam a dimensão Ética e as Práticas de Responsabilidade Social das organizações em que estão inseridos, e que estas dimensões influenciam a Satisfação com a Gestão e o Comprometimento Organizacional. Ao nível do Desempenho revela-se a influência do Comportamento Inovador.
URI: http://hdl.handle.net/10316/13329
Rights: openAccess
Appears in Collections:FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação de Mestrado_Pedro Gaudencio.pdf1.18 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

373
checked on Oct 13, 2021

Download(s)

131
checked on Oct 13, 2021

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.