Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/13000
Title: | Mobilização de potencialidades de desenvolvimento cognitivo e promoção do sucesso escolar | Authors: | Abreu, Manuel Viegas Leitão, Lígia Mexia Santos, Eduardo Ribeiro Paixão, Maria Paula |
Keywords: | Motivação; Potencialidades cognitivas; Insucesso e sucesso escolares | Issue Date: | 1988 | Publisher: | Universidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | Citation: | Psychologica. 1 (1988) 1-26 | Serial title, monograph or event: | Psychologica | Issue: | 1 | Place of publication or event: | Coimbra | Abstract: | o artigo começa por referir as clrcunstâncias práticas e o contexto teórico que inspiraram as linhas mestras de uma investigação-acção realizada em três escolas secundárias de Coimbra com o objectivo de induzir a mobilização das potencialidades de desenvolvimento cognitivo e a diminuição do insucesso escolar. No contexto da teoria relacional da motivação humana, o insucesso escolar não é concebido como provocado por «deficiências» dos alunos mas como a resultante da interacção de diversos factores de ordem pessoal, interpessoal e institucional. Nesta perspectiva, as actividades de investigação-acção não se centraram apenas no «diagnóstico» e «tratamento» dos alunos, mas procuraram também o empenhamento dos professores e dos pais. Os efeitos das actividades realizadas foram avaliados quer por intermédio do rendimento escolar dos alunos quer por intermédio de algumas provas psicológicas, designadamente o teste de Longeot utilizado nos grupos «experimentais» e nos grupos de «controlo». Os resultados obtidos revelam os· efeitos favoráveis das actividades integradas na investigação-acção | URI: | https://hdl.handle.net/10316/13000 | ISSN: | 0871-4657 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FPCEUC - Artigos em Revistas Nacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Mobilização de potencialidades de desenvolvimento cognitivo.pdf | 2.36 MB | Adobe PDF | View/Open |
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.