Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/13000
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Abreu, Manuel Viegas | - |
dc.contributor.author | Leitão, Lígia Mexia | - |
dc.contributor.author | Santos, Eduardo Ribeiro | - |
dc.contributor.author | Paixão, Maria Paula | - |
dc.date.accessioned | 2010-04-15T13:54:57Z | - |
dc.date.available | 2010-04-15T13:54:57Z | - |
dc.date.issued | 1988 | - |
dc.identifier.citation | Psychologica. 1 (1988) 1-26 | en_US |
dc.identifier.issn | 0871-4657 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/13000 | - |
dc.description.abstract | o artigo começa por referir as clrcunstâncias práticas e o contexto teórico que inspiraram as linhas mestras de uma investigação-acção realizada em três escolas secundárias de Coimbra com o objectivo de induzir a mobilização das potencialidades de desenvolvimento cognitivo e a diminuição do insucesso escolar. No contexto da teoria relacional da motivação humana, o insucesso escolar não é concebido como provocado por «deficiências» dos alunos mas como a resultante da interacção de diversos factores de ordem pessoal, interpessoal e institucional. Nesta perspectiva, as actividades de investigação-acção não se centraram apenas no «diagnóstico» e «tratamento» dos alunos, mas procuraram também o empenhamento dos professores e dos pais. Os efeitos das actividades realizadas foram avaliados quer por intermédio do rendimento escolar dos alunos quer por intermédio de algumas provas psicológicas, designadamente o teste de Longeot utilizado nos grupos «experimentais» e nos grupos de «controlo». Os resultados obtidos revelam os· efeitos favoráveis das actividades integradas na investigação-acção | en_US |
dc.language.iso | por | en_US |
dc.publisher | Universidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | en_US |
dc.rights | openAccess | en_US |
dc.subject | Motivação | en_US |
dc.subject | Potencialidades cognitivas | en_US |
dc.subject | Insucesso e sucesso escolares | en_US |
dc.title | Mobilização de potencialidades de desenvolvimento cognitivo e promoção do sucesso escolar | en_US |
dc.type | article | en_US |
degois.publication.firstPage | 1 | en_US |
degois.publication.lastPage | 26 | en_US |
degois.publication.issue | 1 | en_US |
degois.publication.location | Coimbra | en_US |
degois.publication.title | Psychologica | en_US |
uc.controloAutoridade | Sim | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairetype | article | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
crisitem.author.researchunit | IPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development | - |
crisitem.author.researchunit | CINEICC – Center for Research in Neuropsychology and Cognitive and Behavioural Intervention | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0002-9305-9073 | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0002-3373-8461 | - |
Aparece nas coleções: | FPCEUC - Artigos em Revistas Nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mobilização de potencialidades de desenvolvimento cognitivo.pdf | 2.36 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.