Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/13000
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAbreu, Manuel Viegas-
dc.contributor.authorLeitão, Lígia Mexia-
dc.contributor.authorSantos, Eduardo Ribeiro-
dc.contributor.authorPaixão, Maria Paula-
dc.date.accessioned2010-04-15T13:54:57Z-
dc.date.available2010-04-15T13:54:57Z-
dc.date.issued1988-
dc.identifier.citationPsychologica. 1 (1988) 1-26en_US
dc.identifier.issn0871-4657-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/13000-
dc.description.abstracto artigo começa por referir as clrcunstâncias práticas e o contexto teórico que inspiraram as linhas mestras de uma investigação-acção realizada em três escolas secundárias de Coimbra com o objectivo de induzir a mobilização das potencialidades de desenvolvimento cognitivo e a diminuição do insucesso escolar. No contexto da teoria relacional da motivação humana, o insucesso escolar não é concebido como provocado por «deficiências» dos alunos mas como a resultante da interacção de diversos factores de ordem pessoal, interpessoal e institucional. Nesta perspectiva, as actividades de investigação-acção não se centraram apenas no «diagnóstico» e «tratamento» dos alunos, mas procuraram também o empenhamento dos professores e dos pais. Os efeitos das actividades realizadas foram avaliados quer por intermédio do rendimento escolar dos alunos quer por intermédio de algumas provas psicológicas, designadamente o teste de Longeot utilizado nos grupos «experimentais» e nos grupos de «controlo». Os resultados obtidos revelam os· efeitos favoráveis das actividades integradas na investigação-acçãoen_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educaçãoen_US
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectMotivaçãoen_US
dc.subjectPotencialidades cognitivasen_US
dc.subjectInsucesso e sucesso escolaresen_US
dc.titleMobilização de potencialidades de desenvolvimento cognitivo e promoção do sucesso escolaren_US
dc.typearticleen_US
degois.publication.firstPage1en_US
degois.publication.lastPage26en_US
degois.publication.issue1en_US
degois.publication.locationCoimbraen_US
degois.publication.titlePsychologicaen_US
uc.controloAutoridadeSim-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypearticle-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.author.researchunitIPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development-
crisitem.author.researchunitCINEICC – Center for Research in Neuropsychology and Cognitive and Behavioural Intervention-
crisitem.author.orcid0000-0002-9305-9073-
crisitem.author.orcid0000-0002-3373-8461-
Appears in Collections:FPCEUC - Artigos em Revistas Nacionais
Files in This Item:
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.