Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/13000
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAbreu, Manuel Viegas-
dc.contributor.authorLeitão, Lígia Mexia-
dc.contributor.authorSantos, Eduardo Ribeiro-
dc.contributor.authorPaixão, Maria Paula-
dc.date.accessioned2010-04-15T13:54:57Z-
dc.date.available2010-04-15T13:54:57Z-
dc.date.issued1988-
dc.identifier.citationPsychologica. 1 (1988) 1-26en_US
dc.identifier.issn0871-4657-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/13000-
dc.description.abstracto artigo começa por referir as clrcunstâncias práticas e o contexto teórico que inspiraram as linhas mestras de uma investigação-acção realizada em três escolas secundárias de Coimbra com o objectivo de induzir a mobilização das potencialidades de desenvolvimento cognitivo e a diminuição do insucesso escolar. No contexto da teoria relacional da motivação humana, o insucesso escolar não é concebido como provocado por «deficiências» dos alunos mas como a resultante da interacção de diversos factores de ordem pessoal, interpessoal e institucional. Nesta perspectiva, as actividades de investigação-acção não se centraram apenas no «diagnóstico» e «tratamento» dos alunos, mas procuraram também o empenhamento dos professores e dos pais. Os efeitos das actividades realizadas foram avaliados quer por intermédio do rendimento escolar dos alunos quer por intermédio de algumas provas psicológicas, designadamente o teste de Longeot utilizado nos grupos «experimentais» e nos grupos de «controlo». Os resultados obtidos revelam os· efeitos favoráveis das actividades integradas na investigação-acçãoen_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educaçãoen_US
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectMotivaçãoen_US
dc.subjectPotencialidades cognitivasen_US
dc.subjectInsucesso e sucesso escolaresen_US
dc.titleMobilização de potencialidades de desenvolvimento cognitivo e promoção do sucesso escolaren_US
dc.typearticleen_US
degois.publication.firstPage1en_US
degois.publication.lastPage26en_US
degois.publication.issue1en_US
degois.publication.locationCoimbraen_US
degois.publication.titlePsychologicaen_US
uc.controloAutoridadeSim-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypearticle-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.author.researchunitIPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development-
crisitem.author.researchunitCINEICC – Center for Research in Neuropsychology and Cognitive and Behavioural Intervention-
crisitem.author.orcid0000-0002-9305-9073-
crisitem.author.orcid0000-0002-3373-8461-
Appears in Collections:FPCEUC - Artigos em Revistas Nacionais
Files in This Item:
Show simple item record

Page view(s) 50

550
checked on May 7, 2024

Download(s) 50

667
checked on May 7, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.