Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/12408
Título: INOVAÇÃO, CONHECIMENTO E INDÚSTRIA EM PORTUGAL: UMA ANÁLISE DO COMMUNITY INNOVATION SURVEY 4 (CIS 4)
Autor: Fernandes, Rui Jorge Gama 
Fernandes, Ricardo Jorge Lopes 
Palavras-chave: Community Innovation Survey 4; Inovação; Empresas; Políticas de desenvolvimento
Data: Out-2008
Citação: GAMA, Rui e FERNANDES, Ricardo (2008) Inovação, conhecimento e indústria em Portugal: uma análise do Community innovation survey 4 (CIS 4). Actas do 3º Congresso Luso-brasileiro para o Planeamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável. Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.
Relatório da Série N.º: Actas do 3º Congresso Luso-brasileiro para o Planeamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável
Resumo: A inovação, num contexto marcado, quer por rápidas mudanças tecnológicas e sociais, quer por tendências de âmbito global das actividades económicas, é consensualmente considerada como motor do desenvolvimento sócio-económico que tem no conhecimento o seu principal recurso estratégico e na aprendizagem o seu principal processo. Encarando a inovação como uma das variáveis para se poder medir os territórios do conhecimento, o Community Innovation Survey 4 (CIS 4) pode ser uma nova fonte para se poder compreender o comportamento dos processos e actividades de inovação em Portugal, ao nível do produto, do processo e da inovação organizacional e de marketing, bem como dos seus condicionantes, consequências e potencialidades. Com efeito, paralelamente à análise do contexto sócio-económico dos territórios, é central sublinhar de que forma a inovação é entendida pelas empresas portuguesas, tentando-se compreender a dinâmica da aplicação destas estratégias no passado recente, o seu aproveitamento e os seus resultados na situação presente da economia do país.
URI: https://hdl.handle.net/10316/12408
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FLUC Geografia - Artigos em Livros de Actas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Gama&Fernandes_PLURIS_2008a.pdf687.5 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

368
Visto em 16/abr/2024

Downloads 50

379
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.