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Título: Atitudes dos Futuros Professores de Educação Física Face à Inclusão de Alunos com Deficiência
Autor: Poças, Ricardo Miguel Duarte 
Orientador: Ferreira, José Pedro Leitão
Campos, Maria João
Palavras-chave: Atitudes dos professores; Populações especiais; Escola inclusiva; Actividade física adaptada; Professor de educação física
Data: 2009
Resumo: O objectivo deste estudo foi avaliar as atitudes dos estudantes da Licenciatura de Ciências do Desporto da FCDEF – UC face à inclusão de alunos com deficiência no ensino regular e comparar os resultados com as conclusões de estudos semelhantes. É um estudo exploratório, constituindo-se, por isso, uma investigação pioneira em Portugal. Como instrumento de recolha de dados foi utilizado o questionário PEATID III – Physical Educators’ Attitude Toward Teaching Individuals with disabilities III (Folson-Meek & Rizzo, 1993). Fizeram parte da amostra 226 estudantes que responderam ao questionário, representados por indivíduos de ambos os sexos (150 do sexo masculino e 76 do sexo feminino), com idades compreendidas entre os 18 e 42 anos, do 1º ao 3º ano do Curso de Ciências do Desporto, cumprindo o ano lectivo de 2008/09. Dos indivíduos que constituem a amostra, 40 já tiveram experiência com alunos com deficiência e 186 indivíduos nunca tiveram qualquer tipo de contacto. Os dados obtidos permitiram-nos concluir que os participantes apresentaram uma atitude positiva face à inclusão de alunos com deficiência. Contudo, os resultados revelaram que as atitudes face DM, DV, DA, DI não variam em função do género, da formação, da experiência no ensino de alunos com deficiência, da existência de familiares ou conhecidos com deficiência, do ano de frequência do curso e da competência percebida. Sugere-se que poderá ser indispensável um esforço formativo com a intenção de proporcionar experiência no contacto com estes alunos, de forma a criar uma atitude mais auspiciosa por parte dos futuros professores face ao processo de inclusão de alunos com deficiência nas aulas regulares de Educação Física. Este esforço permitirá que os futuros professores se sintam motivados, podendo contribuir para alcançar o que preconiza a política de inclusão escolar e garantir as condições básicas de permanência dos alunos com deficiência nas turmas regulares.
Descrição: Disponível em suporte de papel na Biblioteca da FCDEF-UC
URI: https://hdl.handle.net/10316/12006
Direitos: openAccess
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