Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/11860
Título: EasyBreathing@home: remote vital signals monitoring in respiratory failure
Autor: Borges, Patrícia das Neves 
Palavras-chave: Oxigenoterapia domiciliária - válvula proporcional electrónica.; Oxigenoterapia domiciliária - sistema de controlo de débito.
Data: Set-2009
Citação: Borges, Patrícia das Neves - EasyBreathing@home: remote vital signals monitoring in respiratory failure. Coimbra, 2009.
Resumo: A Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica é considerada pela Organização Mundial de Saúde um problema de saúde pública, afectando cerca de 270 milhões de pessoas em todo o Mundo. Em Portugal, o Observatório Nacional de Doenças Respiratórias (ONDR) estima que cerca de 540 mil portugueses sofram desta patologia, número que se encontra porém, subestimado, com muitos casos mal diagnosticados e outros ainda por diagnosticar. A utilização da Oxigenoterapia Domiciliária de Longa Duração possibilita aos doentes reduzirem as consequências desta patologia, permitindo aliviar a pressão na artéria pulmonar e reduzir o esforço cardíaco. Neste tipo de tratamento, o oxigénio é utilizado por um período de tempo igual ou superior a 15 horas diárias, o que permite ao doente aumentar o seu nível da actividade física e melhorar substancialmente a sua qualidade de vida. Assim, estima-se que cerca de 2 milhões de pessoas em todo o mundo beneficiem deste tipo de terapia. Actualmente, nos sistemas disponíveis no mercado, o controlo do débito de oxigénio é feito manualmente, o que leva, por um lado, a que o mesmo não coincida com as necessidades reais e dinâmicas do paciente, assim como a desperdícios de oxigénio, aumentando os custos associados à terapia. A utilização de um sistema de controlo do débito em tempo real com base em leituras contínuas da saturação sanguínea de oxigénio permite, não só estabilizar de modo mais rápido e eficaz o doente, como também reduzir custos associados ao desperdício de oxigénio, assim como os gastos com o internamento hospitalar, provocados pelo estado continuado de dessaturação e as suas consequências negativas. Por outro lado, tendo em conta que a necessidade de oxigénio varia consoante o grau de actividade física do momento, os dados relativos ao mesmo são também relevantes no cálculo do volume de oxigénio a fornecer. Esta tese fornece uma descrição da inclusão de uma válvula proporcional electrónica e respectivo hardware de actuação num sistema integrado, bem como do controlo dinâmico da abertura de saída, através de um microcontrolador, tendo por base dados de oximetria de pulso obtidos em tempo real. É igualmente apresentado um pequeno estudo realizado com o objectivo de implementar um controlador PID no dispositivo.
URI: https://hdl.handle.net/10316/11860
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Física - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Tese_Insuficientes Respiratórios_Patricia Borges.pdf8.4 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

239
Visto em 26/mar/2024

Downloads

175
Visto em 26/mar/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.