Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/11619
Título: A globalização da escola de massas: Perspectivas institucionalistas e genealógicas
Autor: Gomes, Rui Machado 
Data: Dez-2001
Editora: Centro de Estudos Sociais
Citação: Revista Crítica de Ciências Sociais. 61 (2001) 135-167
Resumo: A análise crítica de algumas das aporias de dois influentes modelos explicativos da génese e expansão da escola de massas - os modelos da formação do Estado e da institucionalização mundial da educação - proporciona o enquadramento conceptual para a construção da perspectiva genealógica defendida pelo autor. Esta está estribada em três pilares: pressuposto da continuidade; recusa da existência de um mandato educativo moral baseado em princípios; carácter contingente das tecnologias políticas usadas pelos sistemas educativos. A pesquisa associa-se à perspectiva dos autores que têm procurado uma alternativa a partir da noção de tecnologias políticas contingentes, como contraponto aos modelos tradicionais da relação entre Estado e educação.
URI: https://hdl.handle.net/10316/11619
ISSN: 0254-1106
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FCDEF - Artigos em Revistas Nacionais
I&D CES - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
A Globalizacao da Escola de Massas.pdf9.87 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

676
Visto em 16/abr/2024

Downloads 10

3.375
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.