Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/11619
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGomes, Rui Machado-
dc.date.accessioned2009-10-06T15:55:15Z-
dc.date.available2009-10-06T15:55:15Z-
dc.date.issued2001-12-
dc.identifier.citationRevista Crítica de Ciências Sociais. 61 (2001) 135-167en_US
dc.identifier.issn0254-1106-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/11619-
dc.description.abstractA análise crítica de algumas das aporias de dois influentes modelos explicativos da génese e expansão da escola de massas - os modelos da formação do Estado e da institucionalização mundial da educação - proporciona o enquadramento conceptual para a construção da perspectiva genealógica defendida pelo autor. Esta está estribada em três pilares: pressuposto da continuidade; recusa da existência de um mandato educativo moral baseado em princípios; carácter contingente das tecnologias políticas usadas pelos sistemas educativos. A pesquisa associa-se à perspectiva dos autores que têm procurado uma alternativa a partir da noção de tecnologias políticas contingentes, como contraponto aos modelos tradicionais da relação entre Estado e educação.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherCentro de Estudos Sociaisen_US
dc.rightsopenAccessen_US
dc.titleA globalização da escola de massas: Perspectivas institucionalistas e genealógicasen_US
dc.typearticle-
uc.controloAutoridadeSim-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.author.deptFaculty of Sports Sciences and Physical Education-
crisitem.author.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.author.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0002-3793-6369-
Appears in Collections:FCDEF - Artigos em Revistas Nacionais
I&D CES - Artigos em Revistas Nacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
A Globalizacao da Escola de Massas.pdf9.87 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

543
checked on Sep 27, 2022

Download(s) 10

3,065
checked on Sep 27, 2022

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.