Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/11619
Title: A globalização da escola de massas: Perspectivas institucionalistas e genealógicas
Authors: Gomes, Rui Machado 
Issue Date: Dec-2001
Publisher: Centro de Estudos Sociais
Citation: Revista Crítica de Ciências Sociais. 61 (2001) 135-167
Abstract: A análise crítica de algumas das aporias de dois influentes modelos explicativos da génese e expansão da escola de massas - os modelos da formação do Estado e da institucionalização mundial da educação - proporciona o enquadramento conceptual para a construção da perspectiva genealógica defendida pelo autor. Esta está estribada em três pilares: pressuposto da continuidade; recusa da existência de um mandato educativo moral baseado em princípios; carácter contingente das tecnologias políticas usadas pelos sistemas educativos. A pesquisa associa-se à perspectiva dos autores que têm procurado uma alternativa a partir da noção de tecnologias políticas contingentes, como contraponto aos modelos tradicionais da relação entre Estado e educação.
URI: https://hdl.handle.net/10316/11619
ISSN: 0254-1106
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Artigos em Revistas Nacionais
I&D CES - Artigos em Revistas Nacionais

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