Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/115464
Title: | Perspetiva temporal no ensino secundário: Efeitos do tipo de ensino e sexo | Other Titles: | Perspetiva temporal no ensino secundário | Authors: | Duarte, Francisca Paixão, Paula Silva, José |
Keywords: | perspetiva temporal; estudantes; orientação vocacional | Issue Date: | 20-Jun-2022 | Serial title, monograph or event: | Revista Brasileira de Orientação Vocacional | Volume: | 1 | Issue: | 23 | Abstract: | Resumo A Perspetiva Temporal surge como um constructo útil para compreender o processo de transição de estudantes do ensino secundário. O estudo teve como objetivo avaliar as diferenças na Perspetiva Temporal de 490 estudantes, em função do tipo de ensino e do sexo. Utilizando o Modelo Multidimensional da Temporalidade Subjetiva para o Ensino Secundário, comparam-se as médias nas dimensões da Perspetiva Temporal através de uma MANOVA mista 2x2x2 com medidas repetidas num fator. Os resultados apontam para diferenças significativas em algumas dimensões da Perspetiva Temporal em função dos contextos estudados. São apresentadas as limitações do estudo e discutidas as suas implicações para a intervenção em orientação vocacional na transição do ensino secundário para o ensino superior e/ou mercado de trabalho. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/115464 | DOI: | 10.26707/1984-7270/2022v23n208 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | I&D CINEICC - Artigos em Revistas Internacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2022_RBOP_Perspetiva-Temporal.pdf | 300.22 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
78
checked on Jul 17, 2024
Download(s)
15
checked on Jul 17, 2024
Google ScholarTM
Check
Altmetric
Altmetric
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.