Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/114860
Título: Preocupação ambiental, emoções associadas aos problemas ecológicos e ação pelo ambiente: resultados de uma amostra de estudantes do ensino superior
Outros títulos: Environmental concern, emotions associated with ecological problems and action for the environment: results from a sample of higher education students
Autor: Gil, Tiago Miguel Tavares de Oliveira
Orientador: Breda, Maria São João Castilho
Palavras-chave: environmental concern; preocupação ambiental; emoções; problemas ecológicos; ação proambiental; estudantes ensino superior; emotions; ecological problems; pro-environmental action; higher education students
Data: 26-Fev-2024
Título da revista, periódico, livro ou evento: Preocupação ambiental, emoções associadas aos problemas ecológicos e ação pelo ambiente: resultados de uma amostra de estudantes do ensino superior
Local de edição ou do evento: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Resumo: The concern for the environment, climate change and the emotional response have been increasingly emphasised in research, as has the urgency to understand how they influence action. Related to these are a variety of individual and contextual factors. This study carried out a broad literature review of the various forms of this emotional response. The empirical study aimed to characterise a sample on a range of cognitive, emotional and contextual aspects of the perception of environmental problems, as well as aspects related to pro-environmental action. One of the questions focused on the importance of students' concerns in their attitudes towards changing their lifestyles, their pro-environmental identity and/or their involvement in ecological behaviour. Additionally, understanding the importance of direct or mediated experiences of extreme weather events, the factors of knowledge of the problems and the learning activities about the environment provided in the contexts.A questionnaire study was carried out with Portuguese higher education students. The questionnaire includes a measure of "environmental concern" through the paradigm of Verplaken et al. (2007). The results showed that the students in the sample felt more attentive and alert than anxious. With regard to the "average profile" of the students in the sample, it reveals a high incidence of indirect or direct contact with extreme events attributed to climate change. They also consider themselves to be very familiar and knowledgeable about environmental problems. They indicate that they have taken part in some learning activities related to the issue, although most of them have been carried out individually, but there is an involvement in conversations about the problem in family, friends, academic contexts and in daily activities. As far as institutions are concerned, they have high expectations of the role of institutions in combating environmental problems, showing some confidence in the realisation/implementation of measures by them to combat the problem, as well as a moderate level of attention to the news they publish. With regard to pro-environmental actions, the results show that there is greater involvement when students frequently think about environmental issues, developing concern and experiencing other emotional states. Consequently, they develop states of high activation, i.e. greater involvement, with a tendency to include environmental protection as part of their identity. In the comparison between clusters, which resulted from the classification of subjects into theoretical variables of environmental concern and learning, it can be seen that the combination of the experience of extreme events with this academic and social learning was the most favourable condition for pro-environmental action.
A preocupação com o ambiente, com as mudanças climáticas e a resposta emocional têm tido cada vez mais enfâse na investigação, assim como a urgência em compreender como influenciam a ação. Relacionados com estes existe uma diversidade de fatores individuais e contextuais. O presente estudo fez uma revisão ampla da literatura das várias formas desta resposta emocional. O estudo empírico visou a caracterização de uma amostra num conjunto de aspetos cognitivos, emocionais e contextuais, da perceção dos problemas ambientais, bem como os aspetos relacionados com a ação proambiental. Uma das questões visava a importância da preocupação que os estudantes apresentavam nas suas atitudes de mudança do estilo de vida, e da identidade proambiental e/ou no envolvimento dos comportamentos ecológicos. Complementarmente, compreender a importância das experiências diretas ou mediadas dos eventos climáticos extremos, dos fatores de conhecimento dos problemas e das atividades de aprendizagem sobre o ambiente propiciadas nos contextos.Tratou-se de um estudo por questionário, realizado com estudantes do ensino superior português. O questionário inclui uma medida de “preocupação ambiental” através do paradigma de Verplaken et al. (2007). Os resultados mostraram que os estudantes da amostra se sentem mais atentos e alertados, do que ansiosos. Relativamente ao “perfil médio” dos estudantes da amostra, este revela uma elevada incidência de contacto indireto ou direto com eventos extremos atribuídos às alterações climáticas. Considera-se também bastante familiarizado e conhecedor dos problemas ambientais. Indica ter participado em algumas atividades de aprendizagem relacionadas com a temática, apesar de a maioria ter sido efetuada individualmente, existindo, no entanto, um envolvimento em conversações sobre a problemática em contextos familiares, de amigos, académicos e nas atividades diárias. No que diz respeito às instituições, revela ter expectativas elevadas relativamente ao papel das instituições no combate aos problemas ambientais, apresentando alguma confiança na realização/aplicação de medidas combater o problema, assim como uma moderada atenção às notícias por estas divulgadas. Relativamente às ações proambientais, os resultados revelam que há um maior envolvimento quando os estudantes pensam frequentemente sobre a problemática ambiental, desenvolvendo preocupação e experienciando ainda outros estados emocionais. Consequentemente, desenvolvem estados de elevada ativação, ou seja, um maior envolvimento, havendo uma tendência a incluir a proteção do ambiente como parte da sua identidade. Na comparação entre clusters, que resultaram da classificação dos sujeitos em variáveis teóricos da preocupação ambiental e da aprendizagem, pode notar-se que a combinação da experiência dos eventos extremos com estas aprendizagens académicas e socias, era a condição mais profícua para a ação proambiental.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/114860
Direitos: openAccess
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