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Título: Perspetivas dos professores acerca do (im)pacto da supervisão pedagógica no desenvolvimento profissional
Autor: Queiroga, Luiz Cláudio
Barreira, Carlos
Palavras-chave: supervisão pedagógica; observação de aulas entre pares; culturas colaborativas; desenvolvimento profissional
Data: 2020
Editora: Instituto Politécnico de Bragança
Título da revista, periódico, livro ou evento: V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): Livro de atas
Resumo: A supervisão pedagógica orientada pela observação de aulas entre pares é uma prática que em Portugal começa cada vez mais a ser implementada nas escolas e no seio do corpo docente devido aos efeitos positivos que pode desencadear no desenvolvimento profissional docente, bem como à importância de que se reveste para a concretização de culturas colaborativas. O presente estudo pretende compreender o papel da supervisão pedagógica entre pares e seu impacto no desenvolvimento profissional docente. Neste sentido, foi construído para o efeito um questionário sobre Supervisão Pedagógica e Observação de Aulas em Contexto Escolar (QSOCE), que além de incluir os dados sociodemográficos e profissionais integra as conceções e práticas de supervisão pedagógica, bem como a observação de aulas e o desenvolvimento profissional. O referido instrumento foi aplicado a 95 professores que lecionam em escolas públicas da região centro. Os resultados preliminares indicam que os professores entendem a importância de conceções de supervisão pedagógica mais colaborativas o que não é muito consonante com as práticas concretizadas em contexto escolar. Por outro lado, consideram que a supervisão pedagógica e a observação de aulas, ainda, não têm os efeitos desejáveis no desenvolvimento profissional, no entanto consideram que o feedback desenvolvido no âmbito dos processos de supervisão pedagógica contribui para fomentar a reflexão e melhorar as práticas letivas e educativas.
Pedagogical supervision guided by the observation of classes between peers is a practice that in Portugal increasingly begins to be implemented in schools and within the teaching staff due to the positive effects that it can trigger on the professional development of teachers, as well as the importance of for the realization of collaborative cultures. This study aims to understand the role of pedagogical supervision among peers and its impact on teacher professional development. In this sense, a survey on Pedagogical Supervision and Observation of Classes in School Context (QPOSC) was built for this purpose, which in addition to including sociodemographic and professional data, integrates pedagogical supervision concepts and practices, as well as observation of classes and professional development. This instrument was applied to 95 teachers who teach in public schools in the central region. The preliminary results indicate that teachers understand the importance of more collaborative pedagogical supervision concepts, which is not very consistent with the practices implemented in the school context. On the other hand, they think that the pedagogical supervision and the observation of classes still do not have the desired effects on professional development, however, they recognize that the feedback developed within the scope of the pedagogical supervision processes contributes to foster reflection and improve teaching and educational practices.
URI: https://hdl.handle.net/10316/113623
ISBN: 978-972-745-276-7
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CEIS20 - Artigos e Resumos em Livros de Actas

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