Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/113615
Título: | Ser professor no século XXI: um ofício em transformação? | Autor: | Delgado, Cátia Damião, Maria Helena Martins, Isaltina |
Palavras-chave: | Papel do professor; Transformação do ensino; Educação do futuro; Globalização da educação. | Data: | 2023 | Editora: | Instituto Politécnico de Coimbra. Escola Superior de Educação | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Livro de resumos - VII Encontro de Investigação e Práticas em Educação | Resumo: | A mudança imprevista e acelerada é assumida como marca distintiva deste século. É usada repetidamente como justificação para reivindicar a transformação da escola de forma a acompanhar os avanços globais. Afirma-se que os alunos do presente, distintos dos do passado, aprendem de modo diferente e têm outros interesses. Graças a novos e sofisticados meios informáticos, dispõem, em qualquer lugar e hora, da informação de que precisam para aprender ao seu ritmo. O presente estudo, partindo de uma revisão de literatura de caráter exploratório, incide sobre uma análise de conteúdo de um corpus documental da especialidade, em particular a partir da década de 1960 até à atualidade, entrecruzada com a análise da narrativa política da designada “educação do futuro”, explícita em orientações supranacionais e normativo-legais nacionais. Nesta comunicação, faremos uma retrospetiva das funções docentes para melhor explicarmos as que lhes estão reservadas na conjuntura atual. Transformado em “meio”, o professor despertará potencialidades dos alunos e guiará/facilitará a sua concretização, com vista ao “bem-estar” individual e coletivo. Por inerência, transforma-se a sua relação com o conhecimento e com os alunos, bem como a sua identidade profissional. Vê-se necessário indagar implicações deste cenário – que parecendo consensual, está longe de o ser – num ofício declarado, paradoxalmente, de crucial importância na formação das novas gerações, que pode estar comprometida. | Descrição: | Resumo de comunicação | URI: | https://hdl.handle.net/10316/113615 | ISBN: | 978-989-9145-04-7 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | I&D CEIS20 - Artigos e Resumos em Livros de Actas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Resumos-EIPE-2023-V2res.pdf | 244.31 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
46
Visto em 24/jul/2024
Downloads
28
Visto em 24/jul/2024
Google ScholarTM
Verificar
Altmetric
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.