Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/113615
Título: Ser professor no século XXI: um ofício em transformação?
Autor: Delgado, Cátia
Damião, Maria Helena
Martins, Isaltina
Palavras-chave: Papel do professor; Transformação do ensino; Educação do futuro; Globalização da educação.
Data: 2023
Editora: Instituto Politécnico de Coimbra. Escola Superior de Educação
Título da revista, periódico, livro ou evento: Livro de resumos - VII Encontro de Investigação e Práticas em Educação
Resumo: A mudança imprevista e acelerada é assumida como marca distintiva deste século. É usada repetidamente como justificação para reivindicar a transformação da escola de forma a acompanhar os avanços globais. Afirma-se que os alunos do presente, distintos dos do passado, aprendem de modo diferente e têm outros interesses. Graças a novos e sofisticados meios informáticos, dispõem, em qualquer lugar e hora, da informação de que precisam para aprender ao seu ritmo. O presente estudo, partindo de uma revisão de literatura de caráter exploratório, incide sobre uma análise de conteúdo de um corpus documental da especialidade, em particular a partir da década de 1960 até à atualidade, entrecruzada com a análise da narrativa política da designada “educação do futuro”, explícita em orientações supranacionais e normativo-legais nacionais. Nesta comunicação, faremos uma retrospetiva das funções docentes para melhor explicarmos as que lhes estão reservadas na conjuntura atual. Transformado em “meio”, o professor despertará potencialidades dos alunos e guiará/facilitará a sua concretização, com vista ao “bem-estar” individual e coletivo. Por inerência, transforma-se a sua relação com o conhecimento e com os alunos, bem como a sua identidade profissional. Vê-se necessário indagar implicações deste cenário – que parecendo consensual, está longe de o ser – num ofício declarado, paradoxalmente, de crucial importância na formação das novas gerações, que pode estar comprometida.
Descrição: Resumo de comunicação
URI: https://hdl.handle.net/10316/113615
ISBN: 978-989-9145-04-7
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CEIS20 - Artigos e Resumos em Livros de Actas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Resumos-EIPE-2023-V2res.pdf244.31 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

46
Visto em 24/jul/2024

Downloads

28
Visto em 24/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.