Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/113615
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDelgado, Cátia-
dc.contributor.authorDamião, Maria Helena-
dc.contributor.authorMartins, Isaltina-
dc.date.accessioned2024-02-23T10:14:17Z-
dc.date.available2024-02-23T10:14:17Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.isbn978-989-9145-04-7-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/113615-
dc.descriptionResumo de comunicaçãopt
dc.description.abstractA mudança imprevista e acelerada é assumida como marca distintiva deste século. É usada repetidamente como justificação para reivindicar a transformação da escola de forma a acompanhar os avanços globais. Afirma-se que os alunos do presente, distintos dos do passado, aprendem de modo diferente e têm outros interesses. Graças a novos e sofisticados meios informáticos, dispõem, em qualquer lugar e hora, da informação de que precisam para aprender ao seu ritmo. O presente estudo, partindo de uma revisão de literatura de caráter exploratório, incide sobre uma análise de conteúdo de um corpus documental da especialidade, em particular a partir da década de 1960 até à atualidade, entrecruzada com a análise da narrativa política da designada “educação do futuro”, explícita em orientações supranacionais e normativo-legais nacionais. Nesta comunicação, faremos uma retrospetiva das funções docentes para melhor explicarmos as que lhes estão reservadas na conjuntura atual. Transformado em “meio”, o professor despertará potencialidades dos alunos e guiará/facilitará a sua concretização, com vista ao “bem-estar” individual e coletivo. Por inerência, transforma-se a sua relação com o conhecimento e com os alunos, bem como a sua identidade profissional. Vê-se necessário indagar implicações deste cenário – que parecendo consensual, está longe de o ser – num ofício declarado, paradoxalmente, de crucial importância na formação das novas gerações, que pode estar comprometida.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherInstituto Politécnico de Coimbra. Escola Superior de Educaçãopt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectPapel do professorpt
dc.subjectTransformação do ensinopt
dc.subjectEducação do futuropt
dc.subjectGlobalização da educação.pt
dc.titleSer professor no século XXI: um ofício em transformação?pt
dc.typeconferenceObjectpt
degois.publication.titleLivro de resumos - VII Encontro de Investigação e Práticas em Educaçãopt
dc.peerreviewedyespt
dc.date.embargo2023-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos e Resumos em Livros de Actas
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Resumos-EIPE-2023-V2res.pdf244.31 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

46
checked on Jul 24, 2024

Download(s)

28
checked on Jul 24, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.