Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/113597
Título: SOBRE A TRANSIÇÃO DIGITAL DE RECURSOS EDUCATIVOS: A FIGURA DO “DUPLOPENSAR” NOS DISCURSOS POLÍTICOS
Outros títulos: THE DIGITAL TRANSITION OF EDUCATIONAL RESOURCES: THE ROLE OF “DOUBLETHINK” IN POLICY SPEECHES
Autor: Delgado, Cátia
Damião, Helena
Data: 2023
Editora: Instituto da Educação Universidade de Lisboa
Título da revista, periódico, livro ou evento: Sisyphus
Volume: 11
Número: 3
Resumo: A transição dos recursos educativos do suporte de papel para o suporte digital está em curso em diversos países, tendo sido acelerada pela pandemia covid-19. Nos discursos de organizações internacionais e de instâncias políticas nacionais que a apresentam, é possível apurar uma dupla tendência: por um lado, fazem sobressair o imperativo da inovação tecnológica, na qual se reconhecem vantagens de diversa natureza; por outro lado, registam vários problemas dela derivados, sobretudo para a aprendizagem, que estudos dignos de confiança confirmam. É neste “duplopensar” que, no presente artigo, se analisa a dita transição, tendo sobretudo por referência a realidade portuguesa e europeia.
The transition of educational resources from paper to digital media is underway in several countries and has been accelerated by the Covid-19 pandemic. The speeches made by international organizations and national policy-makers present a double trend: on the one hand, they emphasize the importance of technological innovation in which they recognize various advantages; however, they also point out a number of problems arising from it, especially with regard to learning as confirmed by credible studies. It is in this “doublethink” that the following article analyzes this transition with particular reference to the reality in Portugal and Europe.
URI: https://hdl.handle.net/10316/113597
ISSN: 2182-8474
DOI: 10.25749/sis.29439
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
29439-Article Text-145786-1-10-20231031.pdf372.05 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

35
Visto em 24/jul/2024

Downloads

24
Visto em 24/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons