Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/113597
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDelgado, Cátia-
dc.contributor.authorDamião, Helena-
dc.date.accessioned2024-02-22T14:41:25Z-
dc.date.available2024-02-22T14:41:25Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.issn2182-8474pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/113597-
dc.description.abstractA transição dos recursos educativos do suporte de papel para o suporte digital está em curso em diversos países, tendo sido acelerada pela pandemia covid-19. Nos discursos de organizações internacionais e de instâncias políticas nacionais que a apresentam, é possível apurar uma dupla tendência: por um lado, fazem sobressair o imperativo da inovação tecnológica, na qual se reconhecem vantagens de diversa natureza; por outro lado, registam vários problemas dela derivados, sobretudo para a aprendizagem, que estudos dignos de confiança confirmam. É neste “duplopensar” que, no presente artigo, se analisa a dita transição, tendo sobretudo por referência a realidade portuguesa e europeia.pt
dc.description.abstractThe transition of educational resources from paper to digital media is underway in several countries and has been accelerated by the Covid-19 pandemic. The speeches made by international organizations and national policy-makers present a double trend: on the one hand, they emphasize the importance of technological innovation in which they recognize various advantages; however, they also point out a number of problems arising from it, especially with regard to learning as confirmed by credible studies. It is in this “doublethink” that the following article analyzes this transition with particular reference to the reality in Portugal and Europe.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherInstituto da Educação Universidade de Lisboapt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt
dc.titleSOBRE A TRANSIÇÃO DIGITAL DE RECURSOS EDUCATIVOS: A FIGURA DO “DUPLOPENSAR” NOS DISCURSOS POLÍTICOSpt
dc.title.alternativeTHE DIGITAL TRANSITION OF EDUCATIONAL RESOURCES: THE ROLE OF “DOUBLETHINK” IN POLICY SPEECHESpt
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage134pt
degois.publication.lastPage154pt
degois.publication.issue3pt
degois.publication.titleSisyphuspt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.25749/sis.29439pt
degois.publication.volume11pt
dc.date.embargo2023-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypearticle-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Nacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
29439-Article Text-145786-1-10-20231031.pdf372.05 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

35
checked on Jul 24, 2024

Download(s)

24
checked on Jul 24, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons