Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/11358
Title: Relatório de estágio de mestrado em ensino de física e de química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
Authors: Alves, Alexandra Maria Vilela 
Orientador: Almeida, Maria José B. Marques de
Azenha, Maria Emília Dias Gonçalves
Coelho, Maria Manuela
Keywords: Ensino da Física - estágio pedagógico; Ensino da química - estágio pedagógico; Formação de professores
Issue Date: Jul-2009
Citation: ALVES, Alexandra Maria Vilela - Relatório de estágio de mestrado em ensino de física e de química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário. Coimbra, 2009
Abstract: O estágio pedagógico é um dos mais importantes elementos da formação de professores, uma vez que é através dele que o professor estagiário tem o primeiro contacto com a prática pedagógica. O estágio pedagógico emerge como um momento indispensável no processo de transição de aluno para professor, desenvolvendo factores essenciais na formação e no desenvolvimento do futuro professor, nomeadamente o contacto com a comunidade escolar. Os Orientadores Científicos e o Orientador Cooperante desempenham um papel muito importante na transmissão de conhecimentos para superar dificuldades, no desenvolvimento de capacidades de raciocínio e no aperfeiçoamento da acção pedagógica e científica do professor estagiário. O estágio educacional teve a duração de dois semestres lectivos. As actividades realizadas ao longo do ano de estágio – preparação e concretização de aulas, reflexão sobre a prática lectiva, planificação e concretização de actividades extracurriculares e realização de trabalhos académicos - originaram um trabalho conjunto e uma partilha de responsabilidades que foram assumidas pelo núcleo de estágio. O núcleo de estágio é constituído por duas estagiárias da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, que exerceram prática pedagógica supervisionada na turma da Orientadora Cooperante na Escola Secundária de Jaime Cortesão. Leccionaram, durante o ano lectivo, vinte e três aulas na disciplina de Física e Química A, do 10º Ano turma 2. Treze lições foram de cento e trinta e cinco minutos e dez de noventa minutos. Dessas vinte e três aulas, catorze foram utilizadas na componente de Química e nove foram para a leccionação de conteúdos da componente de Física. A Orientadora Cooperante assistiu a todas as aulas dadas por cada uma das professoras estagiárias. Na componente de Química a Orientadora Científica esteve presente em quatro aulas. Na leccionação de conteúdos de Física a Orientadora Científica assistiu a duas aulas. Na componente de Química, ambas as estagiárias leccionaram nas duas unidades temáticas – na Unidade 1: “Das estrelas ao átomo” e na Unidade 2: “Da atmosfera da Terra: radiação, matéria e estrutura”, do Programa Curricular para a disciplina de Física e Químoca A Neste Relatório, relativamente à componente de Física, descrevem-se as actividades relacionadas com a segunda sub-unidade – “A energia no aquecimento/arrefecimento de sistemas” da Unidade 1 – “Do Sol ao aquecimento”. Durante essa sub-unidade desenvolveram-se os conteúdos previstos de forma cuidada, de modo a favorecer o processo de ensino – aprendizagem dos alunos. Nas duas componentes – Química e Física - da disciplina de Física e Química A, analisa-se e comenta-se a contextualização programática, as unidades temáticas, as aulas leccionadas e as actividades realizadas na Escola. O futuro professor deve ter presente a elevada responsabilidade que esta profissão representa e o dever de a exercer com o maior cuidado, empenho, dedicação e competência. Esta profissão exige uma constante actualização de conhecimentos, contribuindo para uma melhor qualidade na formação dos discentes.
URI: http://hdl.handle.net/10316/11358
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCTUC Física - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio Pedagógico.pdf9.32 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

241
checked on Sep 24, 2020

Download(s)

115
checked on Sep 24, 2020

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.