Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/11358
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlmeida, Maria José B. Marques de-
dc.contributor.advisorAzenha, Maria Emília Dias Gonçalves-
dc.contributor.advisorCoelho, Maria Manuela-
dc.contributor.authorAlves, Alexandra Maria Vilela-
dc.date.accessioned2009-09-09T13:09:40Z-
dc.date.available2009-09-09T13:09:40Z-
dc.date.issued2009-07-
dc.identifier.citationALVES, Alexandra Maria Vilela - Relatório de estágio de mestrado em ensino de física e de química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário. Coimbra, 2009en_US
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/11358-
dc.description.abstractO estágio pedagógico é um dos mais importantes elementos da formação de professores, uma vez que é através dele que o professor estagiário tem o primeiro contacto com a prática pedagógica. O estágio pedagógico emerge como um momento indispensável no processo de transição de aluno para professor, desenvolvendo factores essenciais na formação e no desenvolvimento do futuro professor, nomeadamente o contacto com a comunidade escolar. Os Orientadores Científicos e o Orientador Cooperante desempenham um papel muito importante na transmissão de conhecimentos para superar dificuldades, no desenvolvimento de capacidades de raciocínio e no aperfeiçoamento da acção pedagógica e científica do professor estagiário. O estágio educacional teve a duração de dois semestres lectivos. As actividades realizadas ao longo do ano de estágio – preparação e concretização de aulas, reflexão sobre a prática lectiva, planificação e concretização de actividades extracurriculares e realização de trabalhos académicos - originaram um trabalho conjunto e uma partilha de responsabilidades que foram assumidas pelo núcleo de estágio. O núcleo de estágio é constituído por duas estagiárias da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, que exerceram prática pedagógica supervisionada na turma da Orientadora Cooperante na Escola Secundária de Jaime Cortesão. Leccionaram, durante o ano lectivo, vinte e três aulas na disciplina de Física e Química A, do 10º Ano turma 2. Treze lições foram de cento e trinta e cinco minutos e dez de noventa minutos. Dessas vinte e três aulas, catorze foram utilizadas na componente de Química e nove foram para a leccionação de conteúdos da componente de Física. A Orientadora Cooperante assistiu a todas as aulas dadas por cada uma das professoras estagiárias. Na componente de Química a Orientadora Científica esteve presente em quatro aulas. Na leccionação de conteúdos de Física a Orientadora Científica assistiu a duas aulas. Na componente de Química, ambas as estagiárias leccionaram nas duas unidades temáticas – na Unidade 1: “Das estrelas ao átomo” e na Unidade 2: “Da atmosfera da Terra: radiação, matéria e estrutura”, do Programa Curricular para a disciplina de Física e Químoca A Neste Relatório, relativamente à componente de Física, descrevem-se as actividades relacionadas com a segunda sub-unidade – “A energia no aquecimento/arrefecimento de sistemas” da Unidade 1 – “Do Sol ao aquecimento”. Durante essa sub-unidade desenvolveram-se os conteúdos previstos de forma cuidada, de modo a favorecer o processo de ensino – aprendizagem dos alunos. Nas duas componentes – Química e Física - da disciplina de Física e Química A, analisa-se e comenta-se a contextualização programática, as unidades temáticas, as aulas leccionadas e as actividades realizadas na Escola. O futuro professor deve ter presente a elevada responsabilidade que esta profissão representa e o dever de a exercer com o maior cuidado, empenho, dedicação e competência. Esta profissão exige uma constante actualização de conhecimentos, contribuindo para uma melhor qualidade na formação dos discentes.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccesseng
dc.subjectEnsino da Física - estágio pedagógicoen_US
dc.subjectEnsino da química - estágio pedagógicoen_US
dc.subjectFormação de professoresen_US
dc.titleRelatório de estágio de mestrado em ensino de física e de química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundárioen_US
dc.typemasterThesisen_US
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.deptFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.parentdeptUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitCQC - Coimbra Chemistry Centre-
crisitem.advisor.parentresearchunitFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-9495-2592-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Física - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio Pedagógico.pdf9.32 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.