Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/11358
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Almeida, Maria José B. Marques de | - |
dc.contributor.advisor | Azenha, Maria Emília Dias Gonçalves | - |
dc.contributor.advisor | Coelho, Maria Manuela | - |
dc.contributor.author | Alves, Alexandra Maria Vilela | - |
dc.date.accessioned | 2009-09-09T13:09:40Z | - |
dc.date.available | 2009-09-09T13:09:40Z | - |
dc.date.issued | 2009-07 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Alexandra Maria Vilela - Relatório de estágio de mestrado em ensino de física e de química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário. Coimbra, 2009 | en_US |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/11358 | - |
dc.description.abstract | O estágio pedagógico é um dos mais importantes elementos da formação de professores, uma vez que é através dele que o professor estagiário tem o primeiro contacto com a prática pedagógica. O estágio pedagógico emerge como um momento indispensável no processo de transição de aluno para professor, desenvolvendo factores essenciais na formação e no desenvolvimento do futuro professor, nomeadamente o contacto com a comunidade escolar. Os Orientadores Científicos e o Orientador Cooperante desempenham um papel muito importante na transmissão de conhecimentos para superar dificuldades, no desenvolvimento de capacidades de raciocínio e no aperfeiçoamento da acção pedagógica e científica do professor estagiário. O estágio educacional teve a duração de dois semestres lectivos. As actividades realizadas ao longo do ano de estágio – preparação e concretização de aulas, reflexão sobre a prática lectiva, planificação e concretização de actividades extracurriculares e realização de trabalhos académicos - originaram um trabalho conjunto e uma partilha de responsabilidades que foram assumidas pelo núcleo de estágio. O núcleo de estágio é constituído por duas estagiárias da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, que exerceram prática pedagógica supervisionada na turma da Orientadora Cooperante na Escola Secundária de Jaime Cortesão. Leccionaram, durante o ano lectivo, vinte e três aulas na disciplina de Física e Química A, do 10º Ano turma 2. Treze lições foram de cento e trinta e cinco minutos e dez de noventa minutos. Dessas vinte e três aulas, catorze foram utilizadas na componente de Química e nove foram para a leccionação de conteúdos da componente de Física. A Orientadora Cooperante assistiu a todas as aulas dadas por cada uma das professoras estagiárias. Na componente de Química a Orientadora Científica esteve presente em quatro aulas. Na leccionação de conteúdos de Física a Orientadora Científica assistiu a duas aulas. Na componente de Química, ambas as estagiárias leccionaram nas duas unidades temáticas – na Unidade 1: “Das estrelas ao átomo” e na Unidade 2: “Da atmosfera da Terra: radiação, matéria e estrutura”, do Programa Curricular para a disciplina de Física e Químoca A Neste Relatório, relativamente à componente de Física, descrevem-se as actividades relacionadas com a segunda sub-unidade – “A energia no aquecimento/arrefecimento de sistemas” da Unidade 1 – “Do Sol ao aquecimento”. Durante essa sub-unidade desenvolveram-se os conteúdos previstos de forma cuidada, de modo a favorecer o processo de ensino – aprendizagem dos alunos. Nas duas componentes – Química e Física - da disciplina de Física e Química A, analisa-se e comenta-se a contextualização programática, as unidades temáticas, as aulas leccionadas e as actividades realizadas na Escola. O futuro professor deve ter presente a elevada responsabilidade que esta profissão representa e o dever de a exercer com o maior cuidado, empenho, dedicação e competência. Esta profissão exige uma constante actualização de conhecimentos, contribuindo para uma melhor qualidade na formação dos discentes. | en_US |
dc.language.iso | por | en_US |
dc.rights | openAccess | eng |
dc.subject | Ensino da Física - estágio pedagógico | en_US |
dc.subject | Ensino da química - estágio pedagógico | en_US |
dc.subject | Formação de professores | en_US |
dc.title | Relatório de estágio de mestrado em ensino de física e de química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário | en_US |
dc.type | masterThesis | en_US |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
crisitem.advisor.dept | Faculty of Sciences and Technology | - |
crisitem.advisor.parentdept | University of Coimbra | - |
crisitem.advisor.researchunit | CQC - Coimbra Chemistry Centre | - |
crisitem.advisor.parentresearchunit | Faculty of Sciences and Technology | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0002-9495-2592 | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Física - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relatório de Estágio Pedagógico.pdf | 9.32 MB | Adobe PDF | View/Open |
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.