Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/113392
Título: “Cenários” para a educação global: um projeto de futuro delineado no passado e afirmado no presente
Outros títulos: “Scenarios” for global education: a project for the future outlined in the past and affirmed in the present
“Escenarios” para una educación global: un proyecto de futuro esbozados en el pasado y afirmados en el presente
Autor: Delgado, Cátia Patrícia Nunes 
Damião, Maria Helena
Palavras-chave: Educação escolar pública; Política educativa global; Cenários da OCDE; Educação do futuro; Educação humanista
Data: 2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: Espaço Pedagógico
Volume: 30
Resumo: As mais recentes reformas dos sistemas de ensino públicos, levadas a cabo em vários países, Portugal e Brasil incluídos, decorrem de uma política supranacional com várias décadas. Na elaborada e sedutora “narrativa” em que é veiculada, destaca-se a figura designada por “cenários”, difundida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), a partir do seu programa Schooling for Tomorrow (SfT), orientado para a “educação do futuro”, numa abrangência global. No presente trabalho, recuperam-se duas versões dessa figura, uma apresentada no início do século e outra mais atual, fomentada pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e pela crise que a pandemia Covid-19 provocou. O objetivo é, com base neste exercício, aprofundar a compreensão de tais reformas, que se fazem crer globalmente desejáveis, inovadoras, consensuais e urgentes, bem como interrogar a sua orientação, por referência aos desígnios humanistas de matriz clássica, que devem se imputados à educação escolar.
The most recent reforms of the public education systems, carried out in several countries, including Portugal and Brazil, are the result of a supranational policy of several decades. In the elaborate and appealing "narrative" in which it is conveyed, the figure called "scenarios" stands out, disseminated by the Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD), based on its Schooling for Tomorrow (SfT) programme, geared towards the "education of the future", in a global scope. In this paper, two versions of this figure are retrieved, one presented at the beginning of the century and the other more recent, promoted by the United Nations (UN) Agenda 2030 and the crisis caused by the Covid-19 pandemic. The aim is, with basis on this exercise, to deepen the understanding of such reforms which are believed to be globally desirable, innovative, consensual and urgent. It also aims to question its orientation with reference to the humanist designs of classical framework, which should be attributed to school education.
Las más recientes reformas de los sistemas públicos de enseñanza, llevadas a cabo en varios países, entre ellos Portugal y Brasil, son el resultado de una política supranacional de varias décadas. En la elaborada y seductora “narrativa” en la que se vehicula, se destaca la figura denominada "escenarios", difundida por la Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económico (OCDE), a partir de su programa Schooling for Tomorrow (SfT), orientado a la “educación del futuro”, en un ámbito global. En este trabajo se recuperan dos versiones de esta figura, una presentada a principios de este siglo y otra más actual, propiciada por la Agenda 2030 de la Organización de las Naciones Unidas (ONU) y la crisis provocada por la pandemia del Covid-19. Se pretende, a partir de este ejercicio, profundizar la comprensión de tales reformas, que se creen globalmente deseables, innovadoras, consensuadas y urgentes, así como cuestionar su orientación, por referencia a los designios humanistas de matriz clásica, que deberían imputarse a la educación escolar.
URI: https://hdl.handle.net/10316/113392
ISSN: 2238-0302
DOI: 10.5335/rep.v30i0.14412
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
14412-Texto do artigo-15312082-1-10-20230403.pdf394.88 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

29
Visto em 24/jul/2024

Downloads

16
Visto em 24/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons