Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/113392
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDelgado, Cátia Patrícia Nunes-
dc.contributor.authorDamião, Maria Helena-
dc.date.accessioned2024-02-19T12:01:23Z-
dc.date.available2024-02-19T12:01:23Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.issn2238-0302pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/113392-
dc.description.abstractAs mais recentes reformas dos sistemas de ensino públicos, levadas a cabo em vários países, Portugal e Brasil incluídos, decorrem de uma política supranacional com várias décadas. Na elaborada e sedutora “narrativa” em que é veiculada, destaca-se a figura designada por “cenários”, difundida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), a partir do seu programa Schooling for Tomorrow (SfT), orientado para a “educação do futuro”, numa abrangência global. No presente trabalho, recuperam-se duas versões dessa figura, uma apresentada no início do século e outra mais atual, fomentada pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e pela crise que a pandemia Covid-19 provocou. O objetivo é, com base neste exercício, aprofundar a compreensão de tais reformas, que se fazem crer globalmente desejáveis, inovadoras, consensuais e urgentes, bem como interrogar a sua orientação, por referência aos desígnios humanistas de matriz clássica, que devem se imputados à educação escolar.pt
dc.description.abstractThe most recent reforms of the public education systems, carried out in several countries, including Portugal and Brazil, are the result of a supranational policy of several decades. In the elaborate and appealing "narrative" in which it is conveyed, the figure called "scenarios" stands out, disseminated by the Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD), based on its Schooling for Tomorrow (SfT) programme, geared towards the "education of the future", in a global scope. In this paper, two versions of this figure are retrieved, one presented at the beginning of the century and the other more recent, promoted by the United Nations (UN) Agenda 2030 and the crisis caused by the Covid-19 pandemic. The aim is, with basis on this exercise, to deepen the understanding of such reforms which are believed to be globally desirable, innovative, consensual and urgent. It also aims to question its orientation with reference to the humanist designs of classical framework, which should be attributed to school education.pt
dc.description.abstractLas más recientes reformas de los sistemas públicos de enseñanza, llevadas a cabo en varios países, entre ellos Portugal y Brasil, son el resultado de una política supranacional de varias décadas. En la elaborada y seductora “narrativa” en la que se vehicula, se destaca la figura denominada "escenarios", difundida por la Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económico (OCDE), a partir de su programa Schooling for Tomorrow (SfT), orientado a la “educación del futuro”, en un ámbito global. En este trabajo se recuperan dos versiones de esta figura, una presentada a principios de este siglo y otra más actual, propiciada por la Agenda 2030 de la Organización de las Naciones Unidas (ONU) y la crisis provocada por la pandemia del Covid-19. Se pretende, a partir de este ejercicio, profundizar la comprensión de tales reformas, que se creen globalmente deseables, innovadoras, consensuadas y urgentes, así como cuestionar su orientación, por referencia a los designios humanistas de matriz clásica, que deberían imputarse a la educación escolar.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt
dc.subjectEducação escolar públicapt
dc.subjectPolítica educativa globalpt
dc.subjectCenários da OCDEpt
dc.subjectEducação do futuropt
dc.subjectEducação humanistapt
dc.title“Cenários” para a educação global: um projeto de futuro delineado no passado e afirmado no presentept
dc.title.alternative“Scenarios” for global education: a project for the future outlined in the past and affirmed in the presentpt
dc.title.alternative“Escenarios” para una educación global: un proyecto de futuro esbozados en el pasado y afirmados en el presentept
dc.typearticle-
degois.publication.firstPagee14412pt
degois.publication.titleEspaço Pedagógicopt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.5335/rep.v30i0.14412pt
degois.publication.volume30pt
dc.date.embargo2023-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypearticle-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
14412-Texto do artigo-15312082-1-10-20230403.pdf394.88 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

29
checked on Jul 24, 2024

Download(s)

16
checked on Jul 24, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons