Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/112572
Título: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA INTEGRADA C/J.I. PROF. DR. FERRER CORREIA, JUNTO DA TURMA DO 7ºE NO ANO LETIVO 2021/2022
Outros títulos: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA INTEGRADA C/J.I. PROF. DR. FERRER CORREIA, JUNTO DA TURMA DO 7ºE NO ANO LETIVO 2021/2022
Autor: Prata, Aurora Maria Pedroso
Orientador: Campos, Maria João Carvalheiro
Palavras-chave: Estágio Pedagógico;; Áreas de Intervenção;; Processo de Ensino Aprendizagem;; Reflexão;; Intervenção Pedagógica.; Pedagogical Internship;; Intervention areas;; Teaching-Learning Process;; Reflection;; Pedagogical Intervention.
Data: 6-Set-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA INTEGRADA C/J.I. PROF. DR. FERRER CORREIA, JUNTO DA TURMA DO 7ºE NO ANO LETIVO 2021/2022
Local de edição ou do evento: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.
Resumo: O documento desenvolvido apresenta-se como um Relatório de Estágio Pedagógico, que surge no âmbito da unidade curricular Relatório de estágio, do 2º ano do Mestrado em Ensino e Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O mesmo advém de todo o processo desenvolvido durante todo o ano letivo de 2021/2022 na Escola Básica Integrada com J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia, com a turma do 7º E.O estágio e a experiência pela qual passamos quando assumimos o papel de docente perante uma turma, acaba por representar e simular ações, atividades, funções e responsabilidades, as quais serão benéficas para o nosso futuro como professores.Face à unidade curricular e o que o estágio pedagógico envolve, foi-nos fornecido como referência um Guia de Estágio Pedagógico 2021/2022, no qual, estão identificados os objetivos gerais e específicos, respeitando as quatro aéreas de intervenção, nomeadamente: Atividades de Ensino-Aprendizagem (Área 1), Atividades de Organização e Gestão Escolar (Área 2), Projetos e Parcerias Educativas (Área 3) e Atitude Ético- Profissional (Área 4).Perante todo o processo de estágio, onde estão englobadas as quatro áreas referidas anteriormente, foram realizadas reflexões sobre as dificuldades sentidas, os momentos de superação pelos quais passámos, as experiências sociais para com toda a comunidade escolar através de atividade realizada e organizadas pelo núcleo de estágio, ou seja, todos os momentos durante o decorrer do estágio EP.Assim, a estrutura deste relatório assume três fases, em que a primeira se trata da contextualização da prática, o segundo face às áreas referidas acima e por último, o aprofundamento do Tema-Problema. Foi registado um balanço, no final do documento, face ao acréscimo que o estágio teve para com o processo de formação de futuros professores de Educação Física.
The document developed is presented as a Pedagogical Internship Report, which appears within the scope of the Internship Report curricular unit, of the 2nd year of the Master in Teaching and Physical Education in Basic and Secondary Education, at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of Coimbra University. The same comes from the entire process developed throughout the 2021/2022 school year at Escola Básica Integrada com J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia, with the 7th E class.The internship and the experience we go through when we assume the role of a teacher before a class, ends up representing and simulating actions, activities, functions and responsibilities, which we will contract as future teachers.In view of the curricular unit and what the pedagogical internship involves, a Pedagogical Internship Guide 2021/2022 was provided as a reference, in which the general and specific objectives are identified, respecting the four areas of intervention, namely: Teaching-Learning Activities (Area 1), School Organization and Management Activities (Area 2), Educational Projects and Partnerships (Area 3) and Ethical-Professional Attitude (Area 4).In view of the entire internship process, which includes the four areas mentioned above, reflections were carried out on the difficulties felt, the moments of overcoming we went through, the social experiences for the entire school community through activities carried out and organized by the nucleus of stage, that is, all times during the course of the EP stage.The structure of this report assumes three phases, in which the first deals with the contextualization of the practice, the second with regard to the areas mentioned above and, finally, the deepening of the Problem Theme.In the end, a balance was recorded at the end of the document, given the addition that the internship had to the process of training future Physical Education teachers.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/112572
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato
Relatório de Estágio.pdf1.97 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

28
Visto em 17/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons