Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112572
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCampos, Maria João Carvalheiro-
dc.contributor.authorPrata, Aurora Maria Pedroso-
dc.date.accessioned2024-01-31T23:03:02Z-
dc.date.available2024-01-31T23:03:02Z-
dc.date.issued2022-09-06-
dc.date.submitted2024-01-31-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/112572-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractO documento desenvolvido apresenta-se como um Relatório de Estágio Pedagógico, que surge no âmbito da unidade curricular Relatório de estágio, do 2º ano do Mestrado em Ensino e Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O mesmo advém de todo o processo desenvolvido durante todo o ano letivo de 2021/2022 na Escola Básica Integrada com J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia, com a turma do 7º E.O estágio e a experiência pela qual passamos quando assumimos o papel de docente perante uma turma, acaba por representar e simular ações, atividades, funções e responsabilidades, as quais serão benéficas para o nosso futuro como professores.Face à unidade curricular e o que o estágio pedagógico envolve, foi-nos fornecido como referência um Guia de Estágio Pedagógico 2021/2022, no qual, estão identificados os objetivos gerais e específicos, respeitando as quatro aéreas de intervenção, nomeadamente: Atividades de Ensino-Aprendizagem (Área 1), Atividades de Organização e Gestão Escolar (Área 2), Projetos e Parcerias Educativas (Área 3) e Atitude Ético- Profissional (Área 4).Perante todo o processo de estágio, onde estão englobadas as quatro áreas referidas anteriormente, foram realizadas reflexões sobre as dificuldades sentidas, os momentos de superação pelos quais passámos, as experiências sociais para com toda a comunidade escolar através de atividade realizada e organizadas pelo núcleo de estágio, ou seja, todos os momentos durante o decorrer do estágio EP.Assim, a estrutura deste relatório assume três fases, em que a primeira se trata da contextualização da prática, o segundo face às áreas referidas acima e por último, o aprofundamento do Tema-Problema. Foi registado um balanço, no final do documento, face ao acréscimo que o estágio teve para com o processo de formação de futuros professores de Educação Física.por
dc.description.abstractThe document developed is presented as a Pedagogical Internship Report, which appears within the scope of the Internship Report curricular unit, of the 2nd year of the Master in Teaching and Physical Education in Basic and Secondary Education, at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of Coimbra University. The same comes from the entire process developed throughout the 2021/2022 school year at Escola Básica Integrada com J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia, with the 7th E class.The internship and the experience we go through when we assume the role of a teacher before a class, ends up representing and simulating actions, activities, functions and responsibilities, which we will contract as future teachers.In view of the curricular unit and what the pedagogical internship involves, a Pedagogical Internship Guide 2021/2022 was provided as a reference, in which the general and specific objectives are identified, respecting the four areas of intervention, namely: Teaching-Learning Activities (Area 1), School Organization and Management Activities (Area 2), Educational Projects and Partnerships (Area 3) and Ethical-Professional Attitude (Area 4).In view of the entire internship process, which includes the four areas mentioned above, reflections were carried out on the difficulties felt, the moments of overcoming we went through, the social experiences for the entire school community through activities carried out and organized by the nucleus of stage, that is, all times during the course of the EP stage.The structure of this report assumes three phases, in which the first deals with the contextualization of the practice, the second with regard to the areas mentioned above and, finally, the deepening of the Problem Theme.In the end, a balance was recorded at the end of the document, given the addition that the internship had to the process of training future Physical Education teachers.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEstágio Pedagógico;por
dc.subjectÁreas de Intervenção;por
dc.subjectProcesso de Ensino Aprendizagem;por
dc.subjectReflexão;por
dc.subjectIntervenção Pedagógica.por
dc.subjectPedagogical Internship;eng
dc.subjectIntervention areas;eng
dc.subjectTeaching-Learning Process;eng
dc.subjectReflection;eng
dc.subjectPedagogical Intervention.eng
dc.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA INTEGRADA C/J.I. PROF. DR. FERRER CORREIA, JUNTO DA TURMA DO 7ºE NO ANO LETIVO 2021/2022por
dc.title.alternativeRELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA INTEGRADA C/J.I. PROF. DR. FERRER CORREIA, JUNTO DA TURMA DO 7ºE NO ANO LETIVO 2021/2022eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.-
degois.publication.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA INTEGRADA C/J.I. PROF. DR. FERRER CORREIA, JUNTO DA TURMA DO 7ºE NO ANO LETIVO 2021/2022por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203495853-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorPrata, Aurora Maria Pedroso::0000-0001-9809-708X-
uc.degree.classification16-
uc.degree.presidentejuriRamos, Susana Isabel Vicente-
uc.degree.elementojuriCampos, Maria João Carvalheiro-
uc.degree.elementojuriNobre, Paulo Renato Bernardes-
uc.contributor.advisorCampos, Maria João Carvalheiro::0000-0003-2148-3534-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File SizeFormat
Relatório de Estágio.pdf1.97 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

28
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons