Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/112571
Título: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA DE VILARINHO DO BAIRRO JUNTO DA TURMA DO 9ºC NO ANO LETIVO DE 2021/2022. "COMPARAÇÃO DA FORÇA E VELOCIDADE POR GÉNERO, PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE DESPORTO FEDERADO EM ALUNOS DO 8º E 9º ANO".
Outros títulos: REPORT ON THE PEDAGOGICAL INTERNSHIP DEVELOPED AT ESCOLA BÁSICA DE VILARINHO DO BAIRRO WITH CLASS C FROM 9TH GRADE IN THE SCHOOL YEAR OF 2021/2022. "COMPARISON OF SPEED AND STRENGTH BY GENDER, PRACTICING AND NOT PRACTICING FEDERATED SPORT IN STUDENTS FROM THE 8TH AND 9TH GRADE".
Autor: Duarte, Inês Spínola
Orientador: Massart, Alain Guy Marie
Palavras-chave: Estágio Pedagógico; Educação Física; Prática Pedagógica; Velocidade; Flexões de Braços.; Pedagogical Internship; Physical Education; Pedagogical Practice; Speed; Push-ups
Data: 7-Set-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA DE VILARINHO DO BAIRRO JUNTO DA TURMA DO 9ºC NO ANO LETIVO DE 2021/2022. "COMPARAÇÃO DA FORÇA E VELOCIDADE POR GÉNERO, PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE DESPORTO FEDERADO EM ALUNOS DO 8º E 9º ANO".
Local de edição ou do evento: Escola Básica de Vilarinho do Bairro
Resumo: This report portrays a critical reflection on our pedagogical practice within the scope of the Pedagogical Training Internship held at Escola Básica de Vilarinho do Bairro, in the school year of 2021/2022 with the class C of the 9th grade, as part of the Master's Degree in Teaching Physical Education in Middle and High School education by the Faculty of Sports Science and Physical Education of the University of Coimbra.After five years of acquiring theoretical knowledge, we finally started implementing what we learnt to the practice of Physical Education Teaching in a real context. Thus, throughout this document we analyze our achievements, our difficulties and the way we have overcome them.The report is divided into three chapters: Chapter I - Contextualization of the developed practice. In this first chapter we present ourselves, our story and motivations for this master. We also expose the characteristics of our school and what it has to offer us for our pedagogical practice. Then Chapter II - Reflective Analysis on Pedagogical Practice. In this chapter we analyze our pedagogical intervention with examples of situations we experienced, reflections about the way we acted under different circumstances and how that impacted the students’ learning process. And to finish, Chapter III - Deepening of the Case Study. This final chapter consists of the presentation of the developed study with students from the 8th and 9th grade that compares the strength and the speed per gender, considering if the students are practitioners or non-practitioners of federated sports. The outcome of this study shows us that there are significant differences in both tests when talking about the non-federated students and only significant gains in the push-ups test when talking about the federated ones. When we observe the outcome per gender, we see significant improvements in both genders in both tests.After the pedagogical practice in a real context combined with the present reflection on our intervention, we can say that this internship has, for sure, promoted different learnings, most of them coming from the adversities that we faced. And, as we evolved, we were able to make an impact on our students’ lives, that resulting on a pleasant class environment and effective learning, as we can observe through the final evaluation.
O presente relatório retrata uma reflexão crítica sobre a nossa prática pedagógica no âmbito da Unidade Curricular do Estágio Pedagógico realizado na Escola Básica de Vilarinho do Bairro, no ano letivo de 2021/2022 junto da turma do 9ºC, inserido no Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário pela Faculdade de Ciências de Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.Depois de cinco anos de aquisição de conhecimentos teóricos fizemos finalmente um transfere daquilo que aprendemos para a prática do Ensino da Educação Física em contexto real. Assim, ao longo deste documento analisamos as nossas conquistas, as nossas dificuldades e a forma como as ultrapassamos.O documento encontra-se dividido em três capítulos: Capítulo I – Contextualização da prática desenvolvida em que falamos um pouco sobre nós, a nossa história e motivações para este mestrado. Aqui são também expostas as características da nossa escola e aquilo que nos oferece para a nossa prática pedagógica; Capítulo II – Análise Reflexiva sobre a Prática Pedagógica. Neste capítulo foi feita uma análise sobre a nossa intervenção pedagógica com exemplos de situações vividas, e reflexões sobre a forma como atuamos em diversas circunstâncias e o impacto que teve ou não na aprendizagem dos alunos; Capítulo III – Aprofundamento do Tema-Problema. Este capítulo consiste na apresentação de um estudo desenvolvido com os alunos do 8º e 9º ano que compara a força e a velocidade por género, praticantes e não praticantes de desporto federado entre dois momentos de observação. Os resultados obtidos demonstram que existiram diferenças significativas em ambos os testes nos alunos não federados e apenas ganhos significativos no teste de flexões de braços nos alunos federados. Quando observado por género assistimos a melhorias significativas em ambos os géneros nos dois testes realizados.Após a prática pedagógica em contexto real aliado à presente reflexão sobre a nossa intervenção assumimos com toda a certeza que este estágio nos promoveu diversas aprendizagens, a maioria ganhas nas adversidades. À medida que fomos evoluindo conseguimos igualmente ser impactantes na vida dos alunos, resultando num ambiente de aula agradável e aprendizagem eficaz, comprovadas pelas avaliações finais.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/112571
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato
Rel_Estg2122_Inês_Spinola.pdf2.74 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

43
Visto em 17/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons