Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112571
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMassart, Alain Guy Marie-
dc.contributor.authorDuarte, Inês Spínola-
dc.date.accessioned2024-01-31T23:03:01Z-
dc.date.available2024-01-31T23:03:01Z-
dc.date.issued2022-09-07-
dc.date.submitted2024-01-31-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/112571-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractThis report portrays a critical reflection on our pedagogical practice within the scope of the Pedagogical Training Internship held at Escola Básica de Vilarinho do Bairro, in the school year of 2021/2022 with the class C of the 9th grade, as part of the Master's Degree in Teaching Physical Education in Middle and High School education by the Faculty of Sports Science and Physical Education of the University of Coimbra.After five years of acquiring theoretical knowledge, we finally started implementing what we learnt to the practice of Physical Education Teaching in a real context. Thus, throughout this document we analyze our achievements, our difficulties and the way we have overcome them.The report is divided into three chapters: Chapter I - Contextualization of the developed practice. In this first chapter we present ourselves, our story and motivations for this master. We also expose the characteristics of our school and what it has to offer us for our pedagogical practice. Then Chapter II - Reflective Analysis on Pedagogical Practice. In this chapter we analyze our pedagogical intervention with examples of situations we experienced, reflections about the way we acted under different circumstances and how that impacted the students’ learning process. And to finish, Chapter III - Deepening of the Case Study. This final chapter consists of the presentation of the developed study with students from the 8th and 9th grade that compares the strength and the speed per gender, considering if the students are practitioners or non-practitioners of federated sports. The outcome of this study shows us that there are significant differences in both tests when talking about the non-federated students and only significant gains in the push-ups test when talking about the federated ones. When we observe the outcome per gender, we see significant improvements in both genders in both tests.After the pedagogical practice in a real context combined with the present reflection on our intervention, we can say that this internship has, for sure, promoted different learnings, most of them coming from the adversities that we faced. And, as we evolved, we were able to make an impact on our students’ lives, that resulting on a pleasant class environment and effective learning, as we can observe through the final evaluation.eng
dc.description.abstractO presente relatório retrata uma reflexão crítica sobre a nossa prática pedagógica no âmbito da Unidade Curricular do Estágio Pedagógico realizado na Escola Básica de Vilarinho do Bairro, no ano letivo de 2021/2022 junto da turma do 9ºC, inserido no Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário pela Faculdade de Ciências de Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.Depois de cinco anos de aquisição de conhecimentos teóricos fizemos finalmente um transfere daquilo que aprendemos para a prática do Ensino da Educação Física em contexto real. Assim, ao longo deste documento analisamos as nossas conquistas, as nossas dificuldades e a forma como as ultrapassamos.O documento encontra-se dividido em três capítulos: Capítulo I – Contextualização da prática desenvolvida em que falamos um pouco sobre nós, a nossa história e motivações para este mestrado. Aqui são também expostas as características da nossa escola e aquilo que nos oferece para a nossa prática pedagógica; Capítulo II – Análise Reflexiva sobre a Prática Pedagógica. Neste capítulo foi feita uma análise sobre a nossa intervenção pedagógica com exemplos de situações vividas, e reflexões sobre a forma como atuamos em diversas circunstâncias e o impacto que teve ou não na aprendizagem dos alunos; Capítulo III – Aprofundamento do Tema-Problema. Este capítulo consiste na apresentação de um estudo desenvolvido com os alunos do 8º e 9º ano que compara a força e a velocidade por género, praticantes e não praticantes de desporto federado entre dois momentos de observação. Os resultados obtidos demonstram que existiram diferenças significativas em ambos os testes nos alunos não federados e apenas ganhos significativos no teste de flexões de braços nos alunos federados. Quando observado por género assistimos a melhorias significativas em ambos os géneros nos dois testes realizados.Após a prática pedagógica em contexto real aliado à presente reflexão sobre a nossa intervenção assumimos com toda a certeza que este estágio nos promoveu diversas aprendizagens, a maioria ganhas nas adversidades. À medida que fomos evoluindo conseguimos igualmente ser impactantes na vida dos alunos, resultando num ambiente de aula agradável e aprendizagem eficaz, comprovadas pelas avaliações finais.por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectPrática Pedagógicapor
dc.subjectVelocidadepor
dc.subjectFlexões de Braços.por
dc.subjectPedagogical Internshipeng
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectPedagogical Practiceeng
dc.subjectSpeedeng
dc.subjectPush-upseng
dc.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA DE VILARINHO DO BAIRRO JUNTO DA TURMA DO 9ºC NO ANO LETIVO DE 2021/2022. "COMPARAÇÃO DA FORÇA E VELOCIDADE POR GÉNERO, PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE DESPORTO FEDERADO EM ALUNOS DO 8º E 9º ANO".por
dc.title.alternativeREPORT ON THE PEDAGOGICAL INTERNSHIP DEVELOPED AT ESCOLA BÁSICA DE VILARINHO DO BAIRRO WITH CLASS C FROM 9TH GRADE IN THE SCHOOL YEAR OF 2021/2022. "COMPARISON OF SPEED AND STRENGTH BY GENDER, PRACTICING AND NOT PRACTICING FEDERATED SPORT IN STUDENTS FROM THE 8TH AND 9TH GRADE".eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationEscola Básica de Vilarinho do Bairro-
degois.publication.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA DE VILARINHO DO BAIRRO JUNTO DA TURMA DO 9ºC NO ANO LETIVO DE 2021/2022. "COMPARAÇÃO DA FORÇA E VELOCIDADE POR GÉNERO, PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE DESPORTO FEDERADO EM ALUNOS DO 8º E 9º ANO".por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203495926-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorDuarte, Inês Spínola::0000-0003-3240-3181-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriCarvalho, Maria de Lurdes Tristão Ávila-
uc.degree.elementojuriMassart, Alain Guy Marie-
uc.degree.elementojuriPereira, Artur Manuel Romão-
uc.contributor.advisorMassart, Alain Guy Marie-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File SizeFormat
Rel_Estg2122_Inês_Spinola.pdf2.74 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

43
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons