Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/112432
Título: A adequação do sistema de escolar às novas realidades socioeconómicas. A(s) reforma(s) do ensino liceal (1945-1968)
Autor: Ferreira, António Gomes Alves
Mota, Luís Carlos Martins D´Almeida
Palavras-chave: História da Educação; Ensino Liceal; Pós-guerra; Sistema de Ensino Português
Data: 2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: Cadernos de História da Educação
Volume: 22
Resumo: O reposicionamento geoestratégico de Portugal no mundo do pós-guerra e as transformações na formação social portuguesa conduziram a alterações na política educativa, reconhecendo à educação um papel fulcral no crescimento económico, sustentado na teoria do capital humano. As preocupações centraram-se na formação de recursos humanos qualificados, na valorização do capital escolar e na promoção da planificação educativa. Analisa-se a evolução dos objetivos e da estrutura curricular dos liceus, incluindo a criação do Ciclo Preparatório do Ensino Secundário, convocando fontes escritas submetidas a análise documental, com recurso ao método crítico, e de conteúdo. As finalidades a atribuir ao ensino liceal revelam-se a questão central no sentido de os liceus promoverem a escolarização de um leque mais alargado de portugueses. Um processo que se concretiza com base na desigualdade de acesso à educação.
The geostrategic repositioning of Portugal in the post-war world period and the transformations in Portuguese social formation led to changes in educational policy, recognizing education as playing a key role in economic growth, based on the theory of human capital. Concerns were focused on the training of qualified human resources, on valuing school capital, and on promoting educational planning. The evolution of the objectives and curricular structure of lyceum secondary schools is analyzed, including the creation of the preparatory cycle for secondary education, calling for written sources submitted to document analysis using the critical method and to analysis of content. The purposes to be attributed to lyceum secondary education are the central issue in regard to lyceum secondary schools in promoting the schooling of a wider range of Portuguese people. It is a process that is carried out based on inequality of access to education
URI: https://hdl.handle.net/10316/112432
ISSN: 1982-7806
DOI: 10.14393/che-v22-2023-199
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais

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