Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112432
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFerreira, António Gomes Alves-
dc.contributor.authorMota, Luís Carlos Martins D´Almeida-
dc.date.accessioned2024-01-31T15:25:23Z-
dc.date.available2024-01-31T15:25:23Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.issn1982-7806pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/112432-
dc.description.abstractO reposicionamento geoestratégico de Portugal no mundo do pós-guerra e as transformações na formação social portuguesa conduziram a alterações na política educativa, reconhecendo à educação um papel fulcral no crescimento económico, sustentado na teoria do capital humano. As preocupações centraram-se na formação de recursos humanos qualificados, na valorização do capital escolar e na promoção da planificação educativa. Analisa-se a evolução dos objetivos e da estrutura curricular dos liceus, incluindo a criação do Ciclo Preparatório do Ensino Secundário, convocando fontes escritas submetidas a análise documental, com recurso ao método crítico, e de conteúdo. As finalidades a atribuir ao ensino liceal revelam-se a questão central no sentido de os liceus promoverem a escolarização de um leque mais alargado de portugueses. Um processo que se concretiza com base na desigualdade de acesso à educação.pt
dc.description.abstractThe geostrategic repositioning of Portugal in the post-war world period and the transformations in Portuguese social formation led to changes in educational policy, recognizing education as playing a key role in economic growth, based on the theory of human capital. Concerns were focused on the training of qualified human resources, on valuing school capital, and on promoting educational planning. The evolution of the objectives and curricular structure of lyceum secondary schools is analyzed, including the creation of the preparatory cycle for secondary education, calling for written sources submitted to document analysis using the critical method and to analysis of content. The purposes to be attributed to lyceum secondary education are the central issue in regard to lyceum secondary schools in promoting the schooling of a wider range of Portuguese people. It is a process that is carried out based on inequality of access to educationpt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt
dc.subjectHistória da Educaçãopt
dc.subjectEnsino Licealpt
dc.subjectPós-guerrapt
dc.subjectSistema de Ensino Portuguêspt
dc.titleA adequação do sistema de escolar às novas realidades socioeconómicas. A(s) reforma(s) do ensino liceal (1945-1968)pt
dc.typearticle-
degois.publication.firstPagee199pt
degois.publication.titleCadernos de História da Educaçãopt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.14393/che-v22-2023-199pt
degois.publication.volume22pt
dc.date.embargo2023-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypearticle-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
199a+-+António+-+Luís++-+PORT-PORTUGAL+-+DIAGRAMADO.pdf185.48 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

11
checked on May 8, 2024

Download(s)

9
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons