Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/112152
Título: Confiança e consumo de conteúdos de comunicação. A dependência dos meios digitais e de comunicação social
Autor: Cerdeira, José Pedro
Ribeiro, Vera Cristina
Palavras-chave: Teoria da dependência do sistema dos media; frequência do uso dos meios de comunicação; confiança; comunicação social; social media
Data: 2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: Comunicação, Mídia e Consumo
Volume: 19
Número: 54
Local de edição ou do evento: São Paulo
Resumo: A teoria da dependência dos media sugere que as pessoas usam os meios de comunicação para tomarem decisões quotidianas, sobretudo em tempos de incerteza (BALL-ROKEACH; DEFLEUR, 1976). Este estudo avalia a rela- ção entre a confiança e a frequência do uso dos meios de comunicação social por comparação com o uso dos meios digitais. Os dados foram recolhidos antes da pandemia através de um questionário, numa amostra de conveniência (n = 223). Os resultados sugerem a existência de diferenças significativas das medidas de confiança e da frequência no uso dos diferentes tipos de meios de comunicação em função de algumas variáveis sociodemográficas. No final, apresentam-se con- clusões e sugestões para a eventual replicação do estudo num momento posterior ao da declaração do fim do estado de pandemia.
URI: https://hdl.handle.net/10316/112152
DOI: 10.18568/cmc.v18i54.2605
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
2605-Texto do Artigo-6946-8361-10-20220419.pdf454.69 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

49
Visto em 16/out/2024

Downloads

26
Visto em 16/out/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons