Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112152
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCerdeira, José Pedro-
dc.contributor.authorRibeiro, Vera Cristina-
dc.date.accessioned2024-01-23T09:58:06Z-
dc.date.available2024-01-23T09:58:06Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/112152-
dc.description.abstractA teoria da dependência dos media sugere que as pessoas usam os meios de comunicação para tomarem decisões quotidianas, sobretudo em tempos de incerteza (BALL-ROKEACH; DEFLEUR, 1976). Este estudo avalia a rela- ção entre a confiança e a frequência do uso dos meios de comunicação social por comparação com o uso dos meios digitais. Os dados foram recolhidos antes da pandemia através de um questionário, numa amostra de conveniência (n = 223). Os resultados sugerem a existência de diferenças significativas das medidas de confiança e da frequência no uso dos diferentes tipos de meios de comunicação em função de algumas variáveis sociodemográficas. No final, apresentam-se con- clusões e sugestões para a eventual replicação do estudo num momento posterior ao da declaração do fim do estado de pandemia.pt
dc.description.sponsorshipMedia dependency theory suggests that people use the media to make decisions in everyday life, especially in times of uncertainty (BALL- ROKEACH; DeFLEUR, 1976). This study assesses the relationship between trust and frequency of use of social media compared to the use of digital media. Data were collected before pandemic state, through a questionnaire, with a convenience sample (n=223). The results suggest the existence of significant dif- ferences in trust and frequency measures in the use of different types of media due to some sociodemographic variables. At the end, conclusions and suggestions are presented for the possible replication of the study at a time after the declaration of the end of the pandemic state.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt
dc.subjectTeoria da dependência do sistema dos mediapt
dc.subjectfrequência do uso dos meios de comunicaçãopt
dc.subjectconfiançapt
dc.subjectcomunicação socialpt
dc.subjectsocial mediapt
dc.titleConfiança e consumo de conteúdos de comunicação. A dependência dos meios digitais e de comunicação socialpt
dc.typearticle-
degois.publication.issue54pt
degois.publication.locationSão Paulopt
degois.publication.titleComunicação, Mídia e Consumopt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.18568/cmc.v18i54.2605pt
degois.publication.volume19pt
dc.date.embargo2022-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypearticle-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
2605-Texto do Artigo-6946-8361-10-20220419.pdf454.69 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

49
checked on Oct 16, 2024

Download(s)

26
checked on Oct 16, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons