Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112152
Title: Confiança e consumo de conteúdos de comunicação. A dependência dos meios digitais e de comunicação social
Authors: Cerdeira, José Pedro
Ribeiro, Vera Cristina
Keywords: Teoria da dependência do sistema dos media; frequência do uso dos meios de comunicação; confiança; comunicação social; social media
Issue Date: 2022
Serial title, monograph or event: Comunicação, Mídia e Consumo
Volume: 19
Issue: 54
Place of publication or event: São Paulo
Abstract: A teoria da dependência dos media sugere que as pessoas usam os meios de comunicação para tomarem decisões quotidianas, sobretudo em tempos de incerteza (BALL-ROKEACH; DEFLEUR, 1976). Este estudo avalia a rela- ção entre a confiança e a frequência do uso dos meios de comunicação social por comparação com o uso dos meios digitais. Os dados foram recolhidos antes da pandemia através de um questionário, numa amostra de conveniência (n = 223). Os resultados sugerem a existência de diferenças significativas das medidas de confiança e da frequência no uso dos diferentes tipos de meios de comunicação em função de algumas variáveis sociodemográficas. No final, apresentam-se con- clusões e sugestões para a eventual replicação do estudo num momento posterior ao da declaração do fim do estado de pandemia.
URI: https://hdl.handle.net/10316/112152
DOI: 10.18568/cmc.v18i54.2605
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat
2605-Texto do Artigo-6946-8361-10-20220419.pdf454.69 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

20
checked on May 15, 2024

Download(s)

12
checked on May 15, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons