Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/111626
Título: A importância dos articuladores discursivos na escrita do texto de opinião
Outros títulos: The importance of discursive articulators in writing opinion texts
Autor: Albuquerque, Susana Filipa de Sousa Marques
Orientador: Pereira, Maria Isabel Pires
Palavras-chave: Discursive Articulators; Discursive Connectors; Textual Cohesion; writing; Opinion text; Articuladores Discursivos; Conectores Discursivos; Coesão textual; Escrita; Texto de opinião
Data: 24-Out-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: A importância dos articuladores discursivos na escrita do texto de opinião
Local de edição ou do evento: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Resumo: This report is the result of the work carried out in the context of a curricular internship, within the scope of the Master in Teaching Portuguese in the 3rd cycle of basic education and in secondary education, which took place in the academic year of 2022/2023.In order to evaluate the importance of articulators in the writing of opinion texts, this report presents a reflection on writing, giving special attention to the procedural dimension, and then addresses the structure and linguistic marks of opinion texts in a school context.In this sense, the research project was implemented in a 7th grade class, with the objective of verifying whether it was usual for them to use discursive articulators/connectors in writing the opinion text and whether they were aware of their importance for the construction of cohesion and of textual coherence.For this, after carrying out the diagnostic evaluation and analyzing the results, exercises and activities of rewriting and writing texts were carried out, using the most indicated connectors, and produced, in the four didactics, opinion texts on topics related to the teaching units taught, which respected not only the structure, but also the appropriate articulators for this textual typology.Finally, the results obtained in the four opinion texts and in the answers given to the questionnaires applied before and after the didactics were analyzed, and it was evaluated to what extent they contributed to answer the main objective of the investigation – to demonstrate the importance of the use of articulators in the writing of the opinion text.
O presente relatório resulta do trabalho desenvolvido no contexto de estágio curricular, no âmbito do Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, que decorreu no ano letivo de 2022/2023.Tendo como foco a importância dos articuladores na escrita do texto de opinião, este relatório apresenta uma reflexão sobre a escrita, dando-se especial atenção à dimensão processual, para depois se abordar a estrutura e marcas linguísticas do texto de opinião em contexto escolar.Nesse sentido, o projeto de investigação foi implementado numa turma do 7º ano de escolaridade, tendo como objetivo verificar se era habitual usarem articuladores/ conectores discursivos na escrita do texto de opinião e se tinham consciência da sua importância para a construção da coesão e da coerência textuais.Para isso, depois de efetuada a avaliação diagnóstica e de analisados os resultados, foram realizados exercícios e atividades de reescrita e escrita de textos, utilizando os conectores mais indicados, e produzidos, nas quatro didatizações, textos de opinião sobre temas relacionados com as unidades didáticas lecionadas, que respeitassem não só a estrutura, mas também os articuladores adequados a essa tipologia textual.Por fim, analisaram-se os resultados obtidos nos quatro textos de opinião e nas respostas dadas aos questionários aplicados antes e depois das didatizações, e avaliou-se em que medida contribuíram para responder ao principal objetivo da investigação – demonstrar a importância do uso dos articuladores na escrita do texto de opinião.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/111626
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato
Susana Albuquerque_versãofinal.pdf2.75 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

22
Visto em 17/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons