Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/111626
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPereira, Maria Isabel Pires-
dc.contributor.authorAlbuquerque, Susana Filipa de Sousa Marques-
dc.date.accessioned2024-01-08T23:00:25Z-
dc.date.available2024-01-08T23:00:25Z-
dc.date.issued2023-10-24-
dc.date.submitted2024-01-08-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/111626-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractThis report is the result of the work carried out in the context of a curricular internship, within the scope of the Master in Teaching Portuguese in the 3rd cycle of basic education and in secondary education, which took place in the academic year of 2022/2023.In order to evaluate the importance of articulators in the writing of opinion texts, this report presents a reflection on writing, giving special attention to the procedural dimension, and then addresses the structure and linguistic marks of opinion texts in a school context.In this sense, the research project was implemented in a 7th grade class, with the objective of verifying whether it was usual for them to use discursive articulators/connectors in writing the opinion text and whether they were aware of their importance for the construction of cohesion and of textual coherence.For this, after carrying out the diagnostic evaluation and analyzing the results, exercises and activities of rewriting and writing texts were carried out, using the most indicated connectors, and produced, in the four didactics, opinion texts on topics related to the teaching units taught, which respected not only the structure, but also the appropriate articulators for this textual typology.Finally, the results obtained in the four opinion texts and in the answers given to the questionnaires applied before and after the didactics were analyzed, and it was evaluated to what extent they contributed to answer the main objective of the investigation – to demonstrate the importance of the use of articulators in the writing of the opinion text.eng
dc.description.abstractO presente relatório resulta do trabalho desenvolvido no contexto de estágio curricular, no âmbito do Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, que decorreu no ano letivo de 2022/2023.Tendo como foco a importância dos articuladores na escrita do texto de opinião, este relatório apresenta uma reflexão sobre a escrita, dando-se especial atenção à dimensão processual, para depois se abordar a estrutura e marcas linguísticas do texto de opinião em contexto escolar.Nesse sentido, o projeto de investigação foi implementado numa turma do 7º ano de escolaridade, tendo como objetivo verificar se era habitual usarem articuladores/ conectores discursivos na escrita do texto de opinião e se tinham consciência da sua importância para a construção da coesão e da coerência textuais.Para isso, depois de efetuada a avaliação diagnóstica e de analisados os resultados, foram realizados exercícios e atividades de reescrita e escrita de textos, utilizando os conectores mais indicados, e produzidos, nas quatro didatizações, textos de opinião sobre temas relacionados com as unidades didáticas lecionadas, que respeitassem não só a estrutura, mas também os articuladores adequados a essa tipologia textual.Por fim, analisaram-se os resultados obtidos nos quatro textos de opinião e nas respostas dadas aos questionários aplicados antes e depois das didatizações, e avaliou-se em que medida contribuíram para responder ao principal objetivo da investigação – demonstrar a importância do uso dos articuladores na escrita do texto de opinião.por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDiscursive Articulatorseng
dc.subjectDiscursive Connectorseng
dc.subjectTextual Cohesioneng
dc.subjectwritingeng
dc.subjectOpinion texteng
dc.subjectArticuladores Discursivospor
dc.subjectConectores Discursivospor
dc.subjectCoesão textualpor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectTexto de opiniãopor
dc.titleA importância dos articuladores discursivos na escrita do texto de opiniãopor
dc.title.alternativeThe importance of discursive articulators in writing opinion textseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Letras da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleA importância dos articuladores discursivos na escrita do texto de opiniãopor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203452232-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorAlbuquerque, Susana Filipa de Sousa Marques::0009-0003-8513-9553-
uc.degree.classification14-
uc.degree.presidentejuriRodrigues, Maria da Conceição Carapinha-
uc.degree.elementojuriLoureiro, Ana Paula Oliveira-
uc.degree.elementojuriPereira, Maria Isabel Pires-
uc.contributor.advisorPereira, Maria Isabel Pires-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File SizeFormat
Susana Albuquerque_versãofinal.pdf2.75 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

22
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons